"Essa foto vai para o meu dix". Se você ouviu essa frase e não entendeu nada, o TechTudo explica: o dix é um espécie de Instagram para os íntimos, os escolhidos. Normalmente, são contas fechadas para contatos selecionados, que costumam reunir fotos e vídeos bem diferentes dos que as imagens publicadas no "Instagram oficial".

Donos de contas dix dão diferentes versões sobre o que os motivou a criá-las. Na maioria das vezes, são inocentes perfis que reúnem fotos mais divertidas e despreocupadas com luz, composição e foco — tampouco com curtidas e seguidores — apenas por zoação. Em outros casos, as contas revelam fotos polêmicas, provocantes e sexys, longe dos olhares críticos de amigos mais tradicionais ou mesmo de familiares, como os próprios pais. O Instagram não comenta e entende que a criação de perfis fechados e privados é uma escolha do próprio usuário.

Aproveita e veja como bloquear e desbloquear pessoas; vídeo

Instagram dix: um assunto privado e polêmico

Os primeiros perfis de Instagram dix começaram a aparecer em 2016, ano em que a rede social liberou o login em mais de uma conta, usando o aplicativo no mesmo celular. Sendo assim, basta um toque na tela para mudar de um perfil para o outro — solução que atende quem usa o Instagram profissionalmente para um site, um blog, um canal no YouTube ou para quem quer um conta secundária apenas para amigos.

São contas fechadas, em que é necessário pedir ao dono para seguir. Normalmente, apenas os amigos mais próximos são aceitos — gente que não vai, por exemplo, fazer prints das fotos engraçadas ou download de vídeos vergonhosos e espalhar pela Internet. Os problemas começam a aparecer quando quem criou a conta não faz esse filtro de maneira adequada e aceita como seguidores pessoas as quais não confia plenamente, ou mesmo conhece. Outro embaraço são as crianças que usam o dix para esconder determinadas fotos dos seus próprios pais.

Vale lembrar que o Instagram informa que, para usar a plataforma, é preciso ter mais de 13 anos e que não são tolerados conteúdos que com nudez e temas abusivos. Se você está preocupado com o tema, vale consultar o "Guia do Instagram para os Pais". Infelizmente, o conteúdo ainda não está disponível em português (help.instagram.com).

As contas dix costumam ser facilmente encontradas no Instagram buscando pelo termo "dix". Quem deseja que sua conta seja facilmente encontrada, mantém o nome de usuário da conta original, acrescido de dix (username.dix, por exemplo). Entretanto, há quem não use a etiqueta no início ou no fim do nome da conta, para ficar oculto dos mais curiosos.

Porque as pessoas fazem dix?

Quem acompanha a rede social há um tempo sabe que "Instagram não é Facebook". Ambos pertencem a Mark Zuckerberg, mas o "Insta" — como é chamado — nasceu para a imagem. A meta de boa parte dos membros é atrair seguidores e curtidas tendo como atrativo suas belas fotos e vídeos, produzidos para "encher os olhos", com todo o cuidado.

Há quem use aplicativos de terceiros para aplicar efeitos que ainda não estão presentes no editor de foto do Instagram ou mesmo trabalhe as imagens no Photoshop antes de publicar. O dix é uma alternativa para tudo isso e uma licença poética da pressão por uma "foto incrível". Quem segue, sabe que vai ver fotos com total descompromisso com estética.

... 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">

Instagram pessoal, dix e do blog; rede social não impede mais de uma conta (Foto: Melissa Cruz Cossetti / TechTudo)

Mais do que isso, no Instagram, não é possível escolher a audiência, como no Facebook. Ou a conta é pública e aberta para quem quiser ver, ou é privada e fechada apenas para contatos autorizados. Sendo assim, não dá para, no seu "perfil oficial", publicar uma foto que uma pessoa, ou um grupo delas, não deveria ver. No Instagram, é assim: oito ou oitenta.

Motivos para criar um dix (nomes foram preservados por privacidade):

  • 'Sou famoso, celebridade online, mas quero ter alguma privacidade'
  • 'Não quero pessoas dando pitaco nas coisas que faço e publico'
  • 'Quero postar algumas fotos que a família poderia implicar'
  • 'Algumas fotos não ficam muito boas, mas quero postar mesmo assim'
  • 'Não quero bloquear nem remover seguidores da minha conta oficial'
  • 'Não quero fechar a minha conta, criei outra fechada só para amigos'

É importante não fazer confusão com a função mais recente "arquivar fotos", em que ninguém vê as fotos arquivadas do seu perfil, só você.

No Twitter, usuários comentam sobre o Instagram Dix (Foto: Reprodução/Twitter)

Mas, e o Snapchat?

Você deve estar pensando que, para isso, os membros do Instagram poderiam usar o Stories, ou mesmo o Snapchat. Porém, a intenção não é de que a foto se perca, nem de que todas as pessoas possam vê-las, mesmo que por alguns segundos apenas. O objetivo é manter essas fotos acessíveis a um grupo de contatos confiável. Por isso, um segundo Instagram, com conteúdo durável, real e destinado a quem se importa.

'Só quem segue o seu dix te conhece de verdade'

É comum ouvir dos usuários de dix que "só quem segue o seu dix conhece você de verdade". E não é para menos. Com a tendência de as pessoas construírem falsas personas para seus perfis de redes sociais e, paralelamente, o aumento do interesse pelos bastidores e por aquilo que é real — a exemplo do sucesso do Snapchat e dos seus clones Instagram Stories, Facebook Stories, Seu Dia (Messenger) e WhatsApp Status — o Instagram dix é só mais um sintoma de que a realidade está longe dos posts com milhares de curtidas e que a vida real é "muito dix".

Como criar um Instagram dix?

Você deve estar se perguntando se tem alguma dica especial para criar um Instagram dix. Não tem. Basta criar uma nova conta, desde que você não use o mesmo e-mail e exatamente o mesmo nome de usuário da conta original — aquela que você tem pública e aberta para todos os seus amigos, com fotos suas mais bonitas no perfil. Com dix ou não no nome.

Depois, basta ficar atento na troca de perfil para não correr o risco e cometer a gafe de publicar no seu Instagram oficial uma foto que era para o Instagram dix. Cuidados tomados, divirta-se com os seus amigos.

O Instagram não impede a criação de mais de um perfil pela mesma pessoa. Entretanto, no Facebook, manter mais que uma conta pessoal vai contra os "Padrões da Comunidade" mesmo que usando outro e-mail.

Se a moda pegar para além dos mais jovens — a prática é mais comum entre adolescentes —, o volume de contas no Instagram pode crescer absurdamente e inflar dados de usuários únicos mensais e diários.

Dúvidas sobre o Instagram Dix? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.