O Media Composer First é o primeiro software avançado de edição de vídeos da Avid disponível para download gratuito. A fabricante é conhecida pelo Media Composer, um aplicativo pago muito popular em Hollywood para editar filmes e programas de TV, e que concorre com Final Cut Pro e Adobe Premiere. Dessa vez, o Media Composer First é voltado para quem não deseja desembolsar e, mesmo assim, quer aproveitar praticamente todos os recursos de um profissional ganhador de Oscar. A versão free está disponível para Windows e Macos.

Editor tem quase os mesmos recursos do Media Composer (Foto: Reprodução/Avid)

Limitações da versão grátis

A nova versão do Media Composer é tota

... lmente grátis, mas tem algumas restrições em relação ao software completo e pago. Embora traga a mesma interface e comandos, só há cinco caixas, quatro faixas de vídeo e oito faixas de áudio para usar. Além disso, só é possível exportar um vídeo no formato Quicktime H.264 ou no proprietário DNxHD, da Avid. Já a resolução, é limitada, e de 720 a 59,94 quadros por segundo no editor.

Isso significa que não é possível criar vídeos editados em 4K no Media Composer First. No entanto, o programa aceita praticamente qualquer tipo de clipe como matéria prima, inclusive em versão 4K (4096x2160) ou 2K (2048×1080). Depois de inseridos na timeline e devidamente editados, o software converte tudo para no máximo HD (1920×1080).

Programa edita com atalhos do teclado (Foto: Reprodução/Avid)

Diferenças para a versão Pro

O Media Composer First é uma versão ideal se você busca pelos recursos de correção de cor, efeitos, edição rápida com múltiplos clipes e gestão de som profissional — a Avid também é dona do Pro Tools, conhecida ferramenta de áudio. Todas as funções do Media Composer para editar vídeo estão presentes na variante gratuita com algumas restrições.

Veja o comparativo feito pela Avid (avid.com/media-composer-first).

A maior restrição em usar o programa grátis é para quem precisa de múltiplas faixas na timeline, ou não usa um computador com hardware recente. O First tende a funcionar melhor em máquinas modernas, e instalá-lo em PCs antigos pode requerer configuração manual dos recursos para evitar problemas de exportação e lentidão com efeitos.

Há ainda outras mudanças menores, com a diminuição de opções de ajustes no painel de configurações, que só tem cerca de dez itens. Segundo a fabricante, as diferenças servem também para deixar a usabilidade do software na versão grátis mais simplificada.

Insira transições e efeitos como na versão compelta (Foto: Reprodução/Avid)

Requisitos mínimos

Para rodar o Media Composer First é preciso um computador com, no mínimo, 6 GB de RAM. Para trabalhar com clipes gravados em Ultra HD (4K), é recomendado memória de 16 GB ou mais. No PC, o programa funciona com Windows 7 ou superior. Caso seja macOS, o sistema pode ser o 10.10.5 (Yosemite) ou mais recente. A exigência de processamento varia conforme as funções. Para usar os recursos com tranquilidade, o Media Composer First requer um computador com chipset Intel Core i7.

Qual é o melhor editor de vídeos grátis? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.