O Windows 10 traz diversos recursos que podem diminuir a sua produtividade no computador. São funções muitas das vezes desnecessárias, como notificações com dicas sobre como usar o sistema ou sugestões de novos aplicativos no menu Iniciar. Somados, esses recursos podem fazer com que o usuário perca tempo e reduza sua produtividade. Veja, no tutorial abaixo, um algumas dicas de como configurar ou desativar alguns recursos do sistema da Microsoft.

Veja como melhorar a sua produtividade em um computador com Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Use o modo não perturbe

O modo não perturbe desativa as notificações quando você está trabalhando. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone da central de notificações, no canto inferior direito da tela, e clique em "Ativar não incomodar".

... 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">

Ativando o modo não incomodar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative as notificações

No modo não incomodar, as notificações são desativadas temporariamente e retomadas no próximo dia. Caso queira desativar os alertas de modo definitivo, acesse as configurações de notificações (em "Dispositivos", no app de configurações do Windows 10) e desmarque a opção "Obter notificações de aplicativos e outros remetentes".

Desativando as notificações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative as dicas do Windows 10

O Windows 10 mostra notificações com dicas sobre como usar o sistema. Para desativar esses alertas, abra as configurações e clique em "Dispositivos". Na lateral esquerda da janela, clique em "Notificações e ações" e, à direita, desative o item "Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows".

Desativando as dicas do Windows 10 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Remova as sugestões de apps do menu Iniciar

Por padrão, o Windows 10 exibe sugestões de aplicativos e jogos no menu Iniciar. Você pode desativar isso facilmente nas configurações do Windows 10, em "Personalização". Na lateral esquerda da janela, clique sobre a aba "Iniciar" e, à direita, desmarque a opção "Ocasionalmente mostrar sugestões em Iniciar".

Desativando as sugestões de apps (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative o contador de notificações no ícone dos apps

O Windows 10, por padrão, exibe nos atalhos de apps da barra de tarefas um contador com o número de notificações não lidas. Isso pode aguçar a sua curiosidade e fazer com que você abra o app para saber do que se trata.

Para desativar este recurso, acesse as configurações do Windows 10 e clique em "Personalização". Selecione "Barra de Tarefas", na lateral esquerda da janela, e desative a opção "Mostrar notificações nos botões da barra de tarefas".

Desativando o contador de notificações (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative os blocos dinâmicos do Iniciar

O menu Iniciar do Windows 10 exibe blocos dinâmicos com diversas informações a respeito dos seus aplicativos, e isso pode ser uma fonte de distração. Porém, é muito fácil desativar isso: clique com o botão direito sobre o bloco do app e, no menu que aparece, acesse "Mais" e clique em "Desativar Bloco Dinâmico";

Desativando os blocos dinâmicos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative as dicas da Cortana

A Cortana pode exibir alertas, saudações e outras notificações na caixa de busca, na barra de tarefas do Windows 10. Para evitar que isso aconteça, acesse as configurações da assistente pessoal da Microsoft e desative a opção "Mensagens na barra de tarefas".

Desativando as notificações da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Remova a barra de busca da Cortana

Você também pode remover a barra de buscas da Cortana para exibir mais ícones de aplicativos na barra de tarefas e aumentar a sua produtividade, caso precise trabalhar com muitos apps abertos ao mesmo tempo.

Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre um espaço vazio da taskbar e, no menu que aparecer, acesse "Cortana" e selecione "Mostrar ícone da Cortana" ou "Oculto".

Ocultando a barra de buscas da Cortana (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Remova o relógio da barra de tarefas

Também é possível remover o relógio da barra de tarefas do Windows 10. Isso fará com que você pare de ficar prestando atenção no tempo e foque no seu trabalho. Para desativar o relógio, acesse as configurações da barra de tarefas (em "Personalização") e clique em "Ativar ou desativar ícones do sistema". Por fim, desative o item "Relógio".

Desativando o relógio do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para evitar distrações e melhorar a sua produtividade em um PC com o Windows 10.

Windows 10 sem som: como resolver e voltar o áudio no PC? Acesse o Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.