O Google está implantando uma mudança na Play Store para que os aplicativos com melhor desempenho apareçam na frente daqueles de qualidade duvidosa. A medida leva em consideração que o uso excessivo de bateria ou lentidão ao carregar o programa podem ser motivos para que o usuário de um celular com Android abandone um aplicativo.

Para que as pessoas tenham suas expectativas de desempenho e qualidade atendidas, o Google aprimorou seus algoritmos de busca e descoberta para analisar a qualidade do app. Ou seja, os aplicativos de qualidade superior serão exibidos na Play Store mais do que aplicativos similares de menor qualidade, como aqueles que exibem falhas frequentes.

Google Play Store tem novas regras para rankings de aplicativos (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao criar esses "Sinais de qualidade", o Google está analisando dados de desempenho, envolvimento de usuários e classificações de usuários. A mudança ocorreu depois que a empresa percebeu que cerca de metade das avaliações de uma estrela na Google Play Store eram sobre problemas de estabilidade de aplicativos de todas as modalidades, como jogos e redes sociais, pagos ou gratuitos.

O que muda para o usuário

Quando o usuário acessar os principais rankings de aplicativos ou procurar um app, é pouco provável que um programa com histórico de falhas ou classificações apareça entre os primeiros.

Desse modo, antes mesmo de fazer o

... download, será possível ter uma ideia sobre o funcionamento do programa, já que somente os aplicativos com maior qualidade, bom desempenho e sem falhas, estarão no topo da página.

O que muda para o desenvolvedor

Os desenvolvedores são aconselhados a usar o Google Play Console para encontrar e corrigir uma série de problemas de qualidade. Além disso, as avaliações podem fornecer informações adicionais relacionadas à qualidade do aplicativo, diretamente de pessoas que já testaram.

Segundo o Google, a Play Store tem mais de 1 milhão de aplicativos disponíveis para download, o que significa que diversos aplicativos não serão facilmente detectáveis ​​através dos gráficos da loja e seleções em destaque – eles dependem de buscas de usuários para serem encontradas. E se o aplicativo não está funcionando tão bem, pode se tornar ainda mais invisível.

Não consigo baixar nada na Play Store; por que o app não faz download? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.