O YouTube, a maior plataforma de v?deos do mundo, est? completando 10 anos em 2015. O site revolucionou a forma como as pessoas se comunicam e se tornou um dos principais servi?os do Google. Conhe?a mais um pouco sobre ele e alguns acontecimentos desde o seu lan?amento at? hoje.

Desativar o DASH acelera o carregamento de v?deos do YouTube; entenda

YouTube est? completando 10 anos; relembre sua cria??o e momentos importantes (Foto: Divulga??o/Google)

O verdadeiros criadores do YouTube

Embora atualmente o YouTube seja parte do portf?lio do Google e o nome dele seja extremamente associado ? marca, o produto n?o foi uma cria??o da gigante. Na verdade, o site foi criado em fevereiro de 2005?por tr?s ex-funcion?rios do PayPal: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim.

O criadores do YouTube: Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

No inicio da hist?ria do servi?o, o dom?nio ?YouTube.com? foi ativado em 15 de fevereiro de 2005 e nos meses seguintes, o site foi desenvolvido. Para preparar o p?blico para a novidade, foi oferecido o acesso a uma pr?via do site em maio de 2005, seis meses antes do lan?amento oficial, em novembro.

O primeiro v?deo

Curiosamente, o primeiro v?deo do Youtube n?o veio de um usu?rios do servi?o, mas de um funcion?rio. Ele foi postado por?Yakov Lapitsky, em 23 de abril de 2005. Este v?deo mostrava uma grava??o do cofundador do site, Jawed Karim, em um zool?gico. O v?deo tem apenas 19 segundos e foi nomeado como ?Me at the zoo? (ou Eu no zool?gico, em portugu?s).


YouTube ? vendido ao Google

Depois de fazer bastante sucesso, o YouTube foi adquirido pelo Google em 9 de Outubro de 2006,?pela quantia de US$ 1,65 bilh?o em a??es. A empresa j? possu?a seu pr?prio servi?o de v?deo, o Google Video, mas este nunca alcan?ou ou chegou perto da audi?ncia que o YouTube tinha. Com a aquisi??o, foi s? uma quest?o de tempo para que o Google encerrasse as atividades do Google Video.

A compra ocorreu em um momento que o YouTube sofria press?es decorrentes de processos sobre infra??o de direitos autorais, sendo isso um dos principais fatores que levaram seus propriet?rios a fechar um acordo com o Google.

Visual do site do YouTube em 2005, quando foi criado (Foto: Reprodu??o/InternetArchive)

Depois do anuncio, o YouTube continuou operando independente, mantendo seus cofundadores e 67 empregados trabalhando dentro da empresa. A aquisi??o do YouTube finalmente foi fechada em 14 de Novembro, tornando-se a segunda maior aquisi??o do Google na ?poca.

O motivo da compra era bem simples: como o Google ? um empresa que ganha dinheiro principalmente com publicidade, possuir um servi?o com a audi?ncia do YouTube, era um passo natural para expandir o alcance de seu programa de an?ncios AdSense, atrav?s dos v?deos, e tamb?m em se consolidar a empresa como um dos maiores provedores de servi?os na Internet.

O crescimento do YouTube

Al?m de sua audi?ncia crescer vertiginosamente a cada ano, o YouTube tamb?m come?ou a ganhar reconhecimento e algumas pol?micas. N

... a sua edi??o de 13 de novembro de 2006, a revista norte-americana Time, elegeu o YouTube a melhor inven??o do ano por, entre outros motivos, ?criar uma nova forma para milh?es de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista?.

J? no anivers?rio de cinco anos do YouTube, em 2010, o Google divulgou que at? ent?o o site n?o estava sendo lucrativo para seus propriet?rios.

De acordo com informa??es do pr?prio Google, o? YouTube tem atualmente mais de um bilh?o de usu?rios, todos os dias as pessoas assistem a centenas de milh?es de horas de v?deo e geram bilh?es de visualiza??es. Ano ap?s ano, o n?mero de horas por m?s que as pessoas assistem no YouTube cresce at? 50% e 300 horas de v?deo s?o enviadas ao servi?o a cada minuto.

Atualmente o servi?o est? dispon?vel em 54 idiomas e em mais de 40 pa?ses e re?ne v?deos com aspectos de uma rede social, incluindo perfil, canais, curtidas e coment?rios. Seu maior atrativo para os criadores de conte?do? Ele ? capaz de transformar qualquer pessoa em uma celebridade instant?nea e qualquer v?deo em um viral da Internet. Uma videoteca infinita, online e muito promissora.

Via?YouTube



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.