Erros relacionados à falta do arquivo Xinput1_3.dll são muito comuns em sistemas com Windows, afetando principalmente gamers. A mensagem "o programa não pode iniciar porque está faltando o arquivo xinput1_3.dll no computador" pode aparecer ao tentar iniciar um jogo ou app. Esse problema acontece quando o DirectX — uma ferramenta para instalar bibliotecas no PC e executar programas, jogos e vídeos que rodem no Windows — não está instalada.

Essa falha pode causar dores de cabeça em quem tenta jogar, no computador, títulos famosos como GTA 5 e PES 2016, rodar aplicações e games mais antigos, emuladores como o Dolphin (dolphin-emu.org) e muito mais. Existem alguns métodos para corrigi-lo e, em geral, uma atualização de driver ou instalação do DirectX 9 resolvem o problema. Veja como fazer.

Jogos e aplicativos que podem ser afetados

Instalando o DirectX

O Xinput1_3.dll é um arquivo referente a uma API criada para interpretar comandos de controles de Xbox, teclados, mouse e qualquer outro joystick compatível com o Windows. Se o jogo ou aplicativo que você está tentando rodar é mais antigo, dos tempos de Windows Vista e Windows 7 ou, até mesmo, anterior a esses dois sistemas, tente instalar o DirectX novamente no seu computador.

Instalador da Microsoft inclui arquivos que estão faltando no seu computador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Acesse a página da Microsoft (microsoft.com) e faça o download;

... -media__container">

Quando terminar de baixar, instale o DirectX normalmente (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Realize a instalação normalmente;

Essa solução tende a ser suficiente na maior parte dos casos, especialmente se você está tentando executar um jogo ou aplicativo mais antigo (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Agora, teste para ver se o problema foi eliminado.

Verificando e corrigindo arquivos

A falta do Xinput1_3.dll pode estar relacionada a outros problemas que podem ser identificados com uma checagem dos arquivos de sistema. Faça o seguinte:

Execute o prompt em modo administrador (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 1. Abra o Prompt de Comando como administrador;

Na linha de comando, insira a instrução de acordo com a imagem (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. No Prompt de Comando, insira: sfc /scannow e dê enter;

O processo todo pode demorar um pouco, então tenha paciência (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. Aguarde. O processo pode demorar um pouco;

Caso o comando encontre problemas, o Windows irá trabalhar para corrigi-los (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Depois de concluir a verificação, você poderá encontrar um diagnóstico referente à falta do arquivo. O Windows vai trabalhar para corrigir.

Outras soluções

Embora faça parte do DirectX, o Xinput1_3.dll pode ser corrigido com a instalação, ou atualização, do driver de sua placa de vídeo. Outra alternativa é garantir que, caso você use algum tipo de controle mais específico (como volantes, por exemplo), que seus drivers estejam todos atualizados no PC.

Quais placas de vídeo podem ser usadas com Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.