O Google deu o pontapé inicial para a liberação da tecnologia de inteligência artificial (IA) Google Assistente nos celulares Android em funcionamento no Brasil. A novidade vale para os smartphones que rodem atualmente o Android 6 (Marshmallow) ou Android 7 (Nougat). De acordo com a empresa, a maioria dos celulares com estes atributos já está apta a acessar o Assistente.

Com o sistema de IA, o smartphone consegue realizar atividades mais complexas a partir de comandos de voz ou da interação do usuário por meio de texto. Na prática, o Google Assistente funciona da mesma maneira que a Siri, do iPhone, respondendo dúvidas e também realizando consultas na internet.

Usuário deve dizer "Ok Google" ao smartphone para habilitar o Assistente (Foto: Reprodução / TechTudo)

Desde o mês passado, alguns brasileiros já conseguiam usar o Assistente. A diferença fica por conta da escala: a partir de agora, o serviço vai chegar à base de celulares com versões mais modernas do Android. O Google não revela números para o Brasil, mas calcula que no mundo aproximadamente 40% de todos os smartphones Android estejam aptos a rodar o software.

O que é Google Assistente? Um breve resumo

O Google Assistente existe nos celulares com Android e também no aplicativo de mensagens Google Allo. A proposta do Google é que o usuário converse com a assistente para realizar atividades, como consultar algo na internet ou buscar informações nos arquivos e fotos do próprio internauta. Esses dados precisam estar armazenados nos serviços do Google, como no Google Drive ou Google Fotos.

De acordo com a gigante da internet, o Google Assistente é uma geraç

... ão mais sofisticada da mesma iniciativa que deu origem ao Google Now. A tecnologia é comparável à Siri, da Apple, e à Alexa, a ferramenta de inteligência artificial da Amazon.

O Google Assistente foi anunciado em 2016, durante o congresso Google I/O. Ele chega aos smartphones do Brasil, com compreensão do português falado aqui, mais de um ano depois do lançamento global.

Como acessar o Google Assistente?

Primeiro de tudo, é fundamental que o celular esteja com o software atualizado. Normalmente o update chega de maneira automática, e está disponível na maior parcela dos celulares Android que seguem os requisitos de funcionamento.

O Google Assistente é acessível ao falar "Ok Google" para o smartphone. Outra opção é manter o botão de início (Home) pressionado por alguns instantes, até que a janela de conversa com o Assistente surja na tela.

Quais são os comandos que o Google Assistente compreende?

Google Assistente pesquisa nas fotos do próprio usuário armazenadas pelo Google; faz busca na web; e abre Spotify para reproduzir música (Foto: Reprodução / TechTudo)

O escritório do Google brasileiro fez uma seleção dos comandos mais interessantes para quem quer conhecer as funcionalidades do Google Assistente.

  • Caminho para o Parque Ibirapuera
  • Mostre as minhas fotos de cachorro
  • Qual a minha agenda para hoje?
  • Tocar música "Paradinha"
  • Conte-me uma piada

Qual é a diferença entre Google Now e Google Assistente?

Mais moderno, o Google Assistente funciona em várias plataformas mantidas pelo Google. A novidade de hoje diz respeito ao Android, o sistema para celulares. No passado, o Assistente foi liberado no mensageiro Google Allo.

A principal proposta da gigante da web, com a inauguração do Assistente, é fazer com que o usuário interaja com o Google e que o buscador aprenda com o usuário. "Com o tempo, esperamos que o Assistente, assim como todos os produtos do Google, aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa", declarou Lia Konskier, gerente de marketing do Google Brasil, em uma postagem no blog oficial.

O software também funciona no Google Home, caixa de som inteligente e que ainda não é possível comprar no Brasil.

O Brasil se junta a outros sete países que já têm o Google Assistente. O softwate entende inglês, espanhol, alemão e francês.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.