Os inc?ndios em navios podem ser fatais e respons?veis pela perda de milhares de vidas. Para ajudar, pesquisadores atrelados ? Marinha dos Estados Unidos est?o desenvolvendo um prot?tipo de um rob? capaz de combater esse problema. O modelo apelidado de Saffir ? projetado para ser um tipo de ?bombeiro? nos navios e apagar qualquer sinal de inc?ndio.

Exoesqueleto para m?os permite tocar objetos virtuais e controlar rob?s

Rob? Saffir ? um prot?tipo para combater inc?ndios em navios (Foto: Divulga??o/US Navy)

O rob? tem um design humanoide, com pernas e bra?os, sendo capaz de locomover por diferentes espa?os. Patrocinado pelo Escrit?rio de Pesquisa Naval (ONR) e desenvolvido pelos pesquisadores da Virginia Tech, o Saffir ? capaz de se equilibrar com mais facilidade em qualquer tipo de terreno gra?as ao controle de impulso e articula??es para manter o equil?brio nesses locais.

Com cerca de 1,80 m de altura, ele ? equipado com diversos sensores para se ambientar melhor no espa?o, como vis?o em infravermelho, laser rotativo para a detec??o de luz e um recurso que permite caminhar no meio da fuma?a. O prot?tipo ainda est? em desenvolvimento e, por isso, n?o est? preparado para o combate direto ? inc?ndios. Esse modelo mais avan?ado ? resultado de testes que est?o sendo projetados desde novembro de 2014. Agora, o rob? humanoide teve bons resultados e foi revelado ao p?blico. Os testes foram realizados a bordo do USS Shadwell, um navio da Marinha.

Saffir tem a??es aut?nomas mas trabalha com o controle de um oficial da marinha (Foto: Divulga??o/US Navy)

O rob? ainda vem equipado para fazer algumas atividades, sendo capaz de usar mangueiras por contra pr?pria para combater os inc?ndios, por exemplo. No entanto, ? uma for?a conjunta, na qual os oficiais da marinha trabalham com o Saffir monitorando as suas a??es. ?O rob? tem a capacidade de fazer tarefas aut?nomas, mas mantemos um humano no circuito para permitir que um operador possa intervir em qualquer tipo de tarefa que o rob? est? fazendo?, afirma um dos desenvolvedores do projeto, Brian Lattimer. Assim, as a??es do Saffir s?o mantidas e controladas com mais seguran?a.

O que seria necess?rio para criar um Robocop? Mate a curiosidade no F?rum do TechTudo.

Testes realizados com o rob? Saffir no combate ? inc?ndios em navio da Marinha (Foto: Divulga??o/US Navy)

O Saffir ainda n?o

... est? completo e sua carca?a n?o ? totalmente ? prova de fogo, o que pode ser um problema em a??o. A ideia ? aprimorar o projeto antes do rob? ser liberado para os navios. Dessa forma, os desenvolvedores esperam elaborar um modelo mais resistente, capaz de identificar diversos problemas nos navios, com melhor flexibilidade para caminhar na plataforma, em ambientes mais ?ngremes, por exemplo. E o mais importante: ele deve ser equipado com maior intelig?ncia, melhor processamento e velocidade, capacidade de comunica??o e bateria para uso prolongado. Ainda n?o h? previs?o para a libera??o do rob? ?bombeiro? nos navios da Marinha americana.

Via Engadget, US Navy



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.