Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Há relatos de vírus e malwares diversos que se propagam a partir do descuido de usuários do Raspberry Pi, que insistem em não alterar os nomes de usuário e senha padrão do sistema Raspbian.

Usando as credenciais padrão, “pi” e “raspberry”, você acaba deixando a sua placa vulnerável à ação de criminosos e invasores. No tutorial a seguir, você vai saber como alterar essas informações do sistema, chamada de “Pi”.

Raspberry Pi: veja como alterar nome e senha do usuário (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)Raspberry Pi: veja como alterar nome e senha do usuário (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Raspberry Pi: veja como alterar nome e senha do usuário (Foto: Filipe Garrett/TechTudo)

Passo 1. Abra as configurações do Raspbian e, na primeira aba, desmarque a opção “Auto login”.

Desabilite o auto login do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Desabilite o auto login do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Desabilite o auto login do Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 2. Abra o Terminal do Raspbian (ou de qualquer outro sistema operacional baseado em Linux que você utiliza);

Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Abra o Terminal (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 3. No prompt, insira: sudo passwd root. Você terá que definir uma nova senha para o usuário root. Tenha o cuidado de reproduzir os comandos exatamente. Se ficar em dúvida, observe a imagem. Reinicie o Raspbian;

Defina uma senha para o root (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Defina uma senha para o root (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Defina uma senha para o root (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 4. Note que agora você pode escolher qual usuário fará login no sistema. Opte pelo root e insira a senha que você criou no passo 3;

Faça login como root para poder modificar o usuário pi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Faça login como root para poder modificar o usuário pi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Faça login como root para poder modificar o usuário pi (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 5. Agora, abra novamente o Terminal. Use o comando usermod -m -d /home/novousuario -l novousuario pi. Você pode criar o nome que quiser no lugar de “novousuario”.

Escolha o nome de usuário que você quiser (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Escolha o nome de usuário que você quiser (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Escolha o nome de usuário que você quiser (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Passo 6. Agora, você pode reiniciar o Raspberry normalmente. Para logar, use o nome de usuário que você criou e a antiga senha padrão, "raspberry".

Agora, você pode usar o novo usuário para logar no Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)Agora, você pode usar o novo usuário para logar no Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Agora, você pode usar o novo usuário para logar no Raspbian (Foto: Reprodução/Filipe Garrett)

Você também pode alterar a senha padrão. Para mudar, digite passwd no Terminal e escolha a senha que quiser, repetindo o procedimento do passo 3.

Mini PC Android é bom? Comente no Fórum TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.