O Mega Drive foi um dos consoles mais populares do Brasil na d?cada de 90 e ainda ? fabricado at? hoje pela Tec Toy. Embora sua biblioteca tenha, em sua maioria, jogos de a??o, muitos RPGs delinearam suas narrativas ?picas no console da SEGA. Confira os melhores do g?nero para o videogame:

Conhe?a as trilhas sonoras mais marcantes do mundo dos games

Phantasy Star 2 (Foto: Divulga??o)

- Phantasy Star 2

Jogos traduzidos s?o uma realidade comum hoje em dia, mas nos anos 90 a coisa era bem diferente. Em uma ?poca em que isso era algo inimagin?vel, a Tec Toy foi pioneira em traduzir jogos para o Mega Drive. E ela o fez em jogos que realmente necessitavam de tradu??o, como RPGs. Mesmo trazendo Phantasy Star 2 sete anos depois do seu lan?amento original, em 1996, o jogo foi muito bem aceito pelo p?blico brasileiro, principalmente devido ao ?timo trabalho de tradu??o.

Cl?ssico de Mega Drive contou com tradu??o no Mega Drive (Foto: Reprodu??o)

Em Phantasy Star 2, jogamos como Rolf , mil anos depois de Alis, a protagonista do primeiro jogo, ter derrotado Dark Falz. Neste futuro aparentemente pacato, as pessoas levam uma vida ociosa gra?as ao um super-computador que toma conta de todas as decis?es importantes. Contudo um defeito ocorre e esse computador come?a a oferecer suporte a criaturas bizarras que come?am a atacar as pessoas. Phantasy Star 2 ? um jogo cativante, mas incrivelmente dif?cil.

- Sword of Vermilion

Em 1989, a SEGA queria que a seu novo console, o Mega Drive, tivesse tantos lan?amentos em RPG, o quanto pudesse. O motivo era simples, RPGs eram o g?nero mais popular na ?poca. Assim Sword of Vermilion foi imaginado como um jogo do g?nero de vis?o a?rea, mas com elementos de jogos de a??o. Seus combates s?o em tempo real.

Sword of Vermilion foi produzido pela mesma equipe que criou Out Run e Shemue (Foto: Reprodu??o)

Durante os passeios pela cidade, a vis?o segue o padr?o de jogos de JRPG, com vis?o a?rea. Durante os combates a vis?o ? lateral e ao entrar em uma dungeon, a vis?o do jogo fica em primeira pessoa. Desenvolvido pelo mesmo time que criou jogos como Out Run, Sword of Vermilion n?o possui visual de anime e nem tem?tica parecida. No game, voc? controla um her?i evocado pelo rei King Erik V e devemos vencer os inimigos que est?o destruindo o reino de Cartahena, empunhando a lend?ria espada de Vermilion.

- Shining Force 2

Depois da Phantasy Star, Shining Force ? a mais popular franquia de jogos de RPGs que surgiu no Mega Drive. Nos gloriosos tempos dos 16bits, Shining Force 2 literalmente brilhava com um sistema de combate que envolvia muita estrat?gia, mas ao mesmo tempo encantava bem belos gr?ficos nas cenas de batalha. ? poss?vel movimentar os personagens pelo campo e escolher quem ir? enfrentar quem, o que era ideal para priorizar certos tipos de inimigos e evitar que personagem de suporte fossem atacados.

Shining Force 2 ? um RPG inesquec?vel para Mega Drive (Foto: Divulga??o)

O sistema de combates parecia complicado, mas na realidade, Shining Force 2 ? um jogo que captura imediatamente o jogador, pois sua dificuldade n?o ? elevada. O e

... nredo apesar de convencer, reca?a no cl?ssico ?donzela em perigo?. Ainda sim, o fator ?replay? era quase infinito gra?as ao sistema de combate bem elaborado.

- Shadowrun

Saindo um pouco dos RPGs japoneses temos Shadowrun, um cl?ssico RPG de mesa com tem?tica cyberpunk que teve uma vers?o para Mega Drive. Com uma tem?tica bem ao estilo Blade Runner, Shadowrun impressiona com uma hist?ria bem constru?da e a possibilidade de criar e personalizar seus aliados.

N?o ? mera coincid?ncia que a rede neural de Shadowrun se chame Matrix (Foto: Reprodu??o)

O estilo mundo aberto com combates em tempo real, faz muita gente pensar que se trata de um jogo de a??o. Mas o desenvolvimento dos personagens e evolu??o da hist?ria s?o o ponto central do game. Em Shadowrun, um mundo futurista com ciborgues, muita tecnologia e uma rede neural chamada Matrix, colide com ocultismos e magia. Nesse cen?rio, instabilidades pol?ticas come?am a acontecer a medida que as grandes corpora??es ignoram os mais pobres e uma revolta pode acontecer a qualquer momento.

- Shining in the Darkness

Shining in the Darkness ? o precursor da s?rie Shining Force. Com uma jogabilidade totalmente diferente, o precursor da franquia ?, na realidade, um jogo de RPG do subg?nero ?Dungeon Crawler?. Em jogos desse estilo, vemos os inimigos e tamb?m o cen?rio, sempre com a vis?o em primeira pessoa.

Shining in the Darkness ? um dungeon crawler complexo, mas que cativa pelo visual (Foto: Reprodu??o)

Em Shining in the Darkness, a princesa do reino de Thornwood foi raptada e levada para um misterioso labirinto. Com uma campanha complexa, gra?as em parte ao tal labirinto, e gr?ficos coloridos, esse precursor pode n?o ser t?o amado quanto o resto da franquia, mas com certeza posicionou todos os elementos para que a SEGA desse in?cio aos RPGs de Shining Force.

- Beyond Oasis

Desenvolvido pela Ancient em 1994, Beyond Oasis ? um dos melhores, se n?o o melhor, RPG de a??o para o Mega Drive. Com controles precisos, uma hist?ria bem amarrada e gr?ficos bonitos, o jogo cativava imediatamente quem queria uma boa aventura com um mundo aberto para explorar, mas n?o queria combates em turnos. At? hoje o jogo ? adorado pelo seu visual estilo anime e jogabilidade simples e direta.

RPG de a??o do Mega Drive marcou uma gera??o e ? um cl?ssico cult (Foto: Reprodu??o)

No in?cio do game, o pr?ncipe Ali encontra um bracelete dourado, capaz de evocar ?familiares? de elementos da natureza. No comando de Ali e esses ajudantes, o jogador deve partir em uma jornada para derrotar o detentor do bracelete prateado, usado para criar caos e destrui??o. O jogo possui mec?nicas interessantes para o uso desses ?familiares?, o que inclui at? puzzles e minigames. Beyond Oasis foi muito bem recebido na ?poca, devido a sua jogabilidade empolgante e hist?ria cheia de reviravoltas. Algo que rendeu at? uma prequela, lan?ada para o Saturn em 1996.

- Ys III: Wanderers from Ys

Ys III: Wanderers from Ys ? outro jogo de a??o e RPG bastante popular, al?m do Mega Drive, Ys III recebeu vers?es para Super Nintendo, PC Engine e at? posteriormente para PSP. Considerado a ?ovelha negra? da s?rie, Ys III tem c?mera lateral e ? considerado um jogo curto com apenas seis ?reas para explorar.

Ys tamb?m deu as caras no Mega Drive (Foto: Reprodu??o)

No comando de Adol Christin e seu amigo Dogi, descobrimos que h? algo de errado com a cidade natal do amigo de Adol. Antes de adentrar em uma hist?ria sobre um mal selado ou o fim do mundo, vale ressaltar que o grande destaque de Ys fica por conta de sua bela apresenta??o e trilha sonora marcante. A jogabilidade tamb?m se sobressai, principalmente por levar o termo ?action? ao p? da letra, pois este ? talvez o jogo de RPG com a??o mais fren?tica que voc? j? viu.

- Exile

Desenvolvido pela Nihon Telenet, Exile na realidade ? Exile 2. O primeiro jogo, lan?ado apenas para TurboGrafx no Jap?o, se chama XZR, cuja pronuncia, em japon?s ? a mesma de Exile. Nele, ela se divide em dois tipos, com vis?o a?rea, onde o jogador explorar cidades e o modo de vis?o lateral espec?fico para as dungeons.

Exile podia n?o ter a melhor das jogabilidades, mas impressiona com uma hist?ria adulta (Foto: Reprodu??o)

A hist?ria do jogo ? situada durante as Cruzadas, e destaca-se imediatamente pela sua tem?tica s?ria, com personagens adultos, mortes e rituais de sacrif?cio. Isso rendeu a s?rie uma certa censura, mas felizmente n?o foi o caso da vers?o para Mega Drive.

-?The Landstalker

Lan?ado para Mega Drive em 1993, The Landstalker ? um jogo de a??o e RPG, com vis?o isom?trica e combates em tempo real. Nigel ? um ca?ador de tesouros que ap?s vender um de seus esp?lios encontra uma ninja em apuros e decide ajudar. ? um jogo bastante jovial com excelente trilha sonora e visual agrad?vel.

Pol?mico, Landstalker foi censurado no ocidente (Foto: Reprodu??o)

Apesar da tem?tica simpl?ria e enredo batido, o jogo se destaca pela produ??o ambiciosa. S?o muitos cen?rios para explorar que v?o desde cidades movimentadas a calabou?os em montanhas. O jogo foi lan?ado tamb?m para o ocidente, mas sofreu censura em algumas cenas de contexto sexual.

- Pier Solar and the Great Architects

Pier Solar ? um jogo que definitivamente merece estar na lista de melhores jogos de RPG do Mega Drive. Lan?ado em 2010 e com direito a c?pias f?sicas em cartuchos com capinha e tudo mais, Pier Solar ? uma obra de arte extremamente bem elaborada que utiliza o m?ximo que o console da SEGA pode oferecer.

Pier Solar foi desenvolvidos por brasileiros e ? um dos melhores RPGs do Mega Drive (Foto: Reprodu??o)

Voc? ir? controlar Hoston, um jovem garoto em busca da cura para a doen?a grave do seu pai. O jogo come?a com um enredo simples, para ent?o se descortinar em uma hist?ria maior. O desafio ? grande e elaborado, pois Pier Solar tem como p?blico-alvo os f?s de jogos de JRPG. A quantidade de cen?rios impressiona, s?o cerca de 300 localiza??es para visitar. Por isso, prepare-se para uma jornada longa ao lado de Hoston e seus amigos.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.