O Windows 95 completou 22 anos nesta quinta-feira (24). O sistema operacional é um marco para a Microsoft e para a indústria de computação. Apesar da idade, a versão que foi sucesso na década de 90 ainda resiste e está presente em alguns computadores. Pelo menos sete máquinas ainda rodam o velho software.

Esse número, na verdade, pode ser ainda maior. Os sete computadores — todos localizados em Taiwan — são os únicos que funcionam com o sistema e estão conectados à Internet. Diversos outros PCs com Windows 95 ainda podem estar em funcionamento no mundo todo, porém offline. Os dados são do site TNW.

Segurança

Ter um computador com Windows 95 pode expor os usuários a uma série de problemas de segurança. A Microsoft ofereceu suporte para o sistema até 2001. Ou seja, há 16 anos a versão não recebe atualização para falhas críticas e bugs.

Os motivos para permanecer com o Windows 95 podem ser os mais variados: o sistema pode estar sendo usado para rodar aplicações específicas em empresas, por exemplo. Além disso, atualizar todas as máquinas e instalar um sistema mais recente tem alto custo para as companhias. Entretanto, vale destacar que o preço a ser pago por consequências da falta de segurança pode ser bem maior.

Inovação

O Window 95 foi um dos maiores sucessos comerciais da Microsoft. Só no primeiro ano foram vendidas mais de 40 milhões de cópias da plataforma.

A introdução do Menu Iniciar (Start) foi uma das principais inovações que o sistema trouxe. A música Start Me Up, dos Rolling Stones, foi usada no comercial para apresentar o recurso. Além disso, a inserção da barra de tarefas mudou a forma como as pessoas interagiam com o computador. Hoje, o Windows 95 é visto como uma das maiores revoluções entre os sistema operacionais.

Não teve o con

... tato com esse clássico da informática? Você pode testar o Windows 95 direto no navegador, graças a um site criado para comemorar os 20 anos do sistema.

Via TNW

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.