O Windows oferece três maneiras de pausar a atividade do computador sem desligar. Uma delas, a suspensão híbrida, é pouco conhecida. Boa parte dos usuários recorrem à suspensão comum, que mantém programas abertos para usar depois; ou à hibernação, que fecha tudo menos o sistema operacional para durar um longo período sem desligar. O método híbrido é uma terceira via que une vantagens dos dois modos, e pode ser alternativa para usuários de PC que não desejam perder o trabalho em andamento. Saiba tudo.

O que é modo de suspensão híbrida e como ativar no PC (Foto: Isabela Giantomaso/TechTudo)

Hibernação x Suspensão

O usuário ativa normalmente uma das duas funções ao deixar de trabalhar no PC. Em notebooks, a mais comum é a suspensão, que consome pouca bateria e deixa todos os programas abertos ao fechar a tampa. Isso ocorre porque o método da suspensão não interfere na memória RAM, que continua sendo alimentada pela bateria ou pela fonte de energia do seu computador.

Na hibernação, o computador transfere os dados da memória RAM para disco rígido para evitar perdas e entra em estado de consumo mínimo de energia. Esse modo impede que o corte de energia — como o fim da bateria do notebook ou a desconexão do cabo do desktop — apague informações não salvas. Em contrapartida, o computador demora mais tempo para religar vindo da hibernação.

Suspensão híbrida

Na suspensão híbrida, o Windows se encarrega de usar os dois modos de pausa ao mesmo tempo e tende a ser mais eficiente. Assim como na suspensão

... comum, o sistema mantém os programas abertos na memória RAM para acesso rápido ao ligar o display. Mas, ao mesmo tempo, grava tudo também no HD como precaução para uma eventual falta de alimentação da rede elétrica.

Com o modo híbrido, o usuário pode aproveitar a comodidade de abrir a tampa do notebook e voltar a usar o computador rapidamente. Ao mesmo tempo, se a bateria acabar as informações estarão devidamente preservadas no disco rígido ou no SSD.

Devo usar ou não?

A suspensão híbrida é útil porque mantém os dados acessíveis e seguros ao mesmo tempo, mas pode trazer problemas para usuários de notebooks. O método é perigoso se o usuário costuma fechar a tampa do laptop e mover o aparelho logo em seguida – para colocar na mochila, por exemplo. Como a suspensão híbrida continua a gravar dados no HD, o mecanismo físico do disco pode apresentar problemas se for movimentado constantemente durante o procedimento.

Para usuários de PC desktop, porém, a suspensão híbrida oferece o melhor dos dois mundos e pode ser ativada livremente.

Como ativar

Passo 1. Busque e acesse o Painel de Controle do Windows;

Acesse o painel de controle (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Use o campo de pesquisa para encontrar as opções de energia. Clique em “Escolher um plano de energia”;

Busque pela opção de energia (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Ao lado do plano de energia principal, selecione “Alterar configurações do plano”;

Modifique as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Na parte inferior da tela, clique em “Alterar configurações de energia avançadas”;

Acesse o painel avançado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Em “Suspender”, procure pela opção “Permitir modo de suspensão híbrido” e ative na bateria, na tomada, ou nos dois casos, dependendo da sua necessidade.

Ative a suspensão híbrida (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Dúvidas sobre notebooks? Pergunte no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.