Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.

Saber como abrir documentos do Microsoft Word em um computador sem o Office instalado pode ser útil em algumas situações como, por exemplo, quando o usuário não tem acesso a um PC com os apps da Microsoft funcionando com a licença em dia ou se, por algum motivo, eles se mostram incompatíveis ou em versões muito antigas. Seja qual for o caso, veja as dicas a seguir para visualizar e, em alguns casos, editar documentos em formato DOC ou DOCX sem precisar do Word.

1. WordPad

A forma mais fácil e prática de abrir um arquivo do Word é usando o WordPad, que vem em qualquer versão do Windows. Você não precisará baixar e nem instalar nada no PC. Entretanto, se o documento tiver uma formatação muito complexa, pode acontecer de ela ser perdida. Por esse motivo, é recomendável manter uma cópia original do arquivo.

Passo 1. Para abrir o WordPad, basta pesquisar pelo aplicativo usando a Cortana. Em seguida, clique sobre o primeiro resultado;

Abra o WordPad (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o WordPad (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o WordPad (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Acesse o menu "Arquivo" e, depois, clique em "Abrir". Você também pode usar o atalho "Ctrl A";

Acesse o menu arquivo para abrir um documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse o menu arquivo para abrir um documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse o menu arquivo para abrir um documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, selecione o documento do Word que você quer visualizar e clique em "Abrir".

Abrindo um documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo um documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abrindo um documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Office Online

Você também pode usar o Office Online para visualizar e editar documentos do Word em um PC sem a suíte de produtividade instalada. Para isso, é necessário ter uma conta no OneDrive e fazer upload do documento na nuvem.

Passo 1. Acesse o OneDrive e, caso necessário, faça login em sua conta. Agora, vá em "Carregar" e clique em "Arquivos". Em seguida, localize o documento do Word em seu computador e faça upload;

Envie o arquivo para o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Envie o arquivo para o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Envie o arquivo para o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. O arquivo, então, aparecerá dentro da sua pasta do OneDrive. Basta clicar sobre o documento para abri-lo no editor do Word Online;

Abrindo documento no Word Online (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo documento no Word Online (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abrindo documento no Word Online (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

3. Google Docs

O Google Docs é outra alternativa online para visualizar e editar documentos do Word em um computador sem o Office. Você precisará ter uma conta Google (como o Gmail), que oferece acesso ao Google Drive, e para fazer upload do documento na nuvem.

Passo 1. Acesse o site do Google Drive e, caso necessário, faça login na sua conta. Em seguida, clique em "Novo" e vá em "Upload de arquivos";

Envie o arquivo para o Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Envie o arquivo para o Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Envie o arquivo para o Google Drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Localize o documento do Word que você quer abrir e aguarde até que ele seja enviado para a nuvem. Quando terminar, o arquivo aparecerá em sua pasta do Drive. Basta dar um duplo clique para abrir;

Abrindo documento do Word no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abrindo documento do Word no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abrindo documento do Word no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O documento será aberto em modo de visualização. Caso queira editá-lo, clique em "Abrir com o Documentos Google".

Clique no botão indicado para editar o documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique no botão indicado para editar o documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Clique no botão indicado para editar o documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Visualizador do Word

A Microsoft oferece uma ferramenta gratuita para visualizar documentos do Word, em formato DOC ou DOCX. Entretanto, a empresa informa o recurso será descontinuado em novembro de 2017. A partir dessa data, é provável que quem já possui o software instalado no PC ainda consiga utilizá-lo, porém sem nenhum tipo de suporte ou de atualização.

Passo 1. Acesse a página de download do Microsoft Word Viewer e baixe o aplicativo. Caso o documento que você quer visualizar esteja em formato DOCX, também é necessário instalar o pacote de compatibilidade;

Baixe o visualizador do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Baixe o visualizador do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Baixe o visualizador do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Após instalar os aplicativos em seu computador, abra o Microsoft Word Viewer e localize o arquivo que você quer visualizar. Feito isso, clique em "Abrir";

Abra o documento do Word no visualizador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o documento do Word no visualizador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o documento do Word no visualizador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. O documento, então, será aberto no visualizador. Nesse caso, é possível apenas ler o arquivo, sem a possibilidade de editá-lo.

Visualizando documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Visualizando documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Visualizando documento do Word (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite as dicas para abrir e visualizar documentos do Word em um PC sem o Office instalado.

Word não pode abrir o documento: como resolver? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.