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O Google Docs conta com uma extensão que facilita a criação de "nuvens de palavras" no editor online da gigante das buscas. O recurso é pode ser usado para destacar os termos mais frequentes de um determinado texto. Como o próprio nome sugere, os termos ficam dispostos em um formato que lembra o de uma nuvem. A função é interessante para criar capas de abertura para documentos ou ilustrações gráficas sem precisar de softwares mais profissionais, como o Photoshop.

Veja, no tutorial a seguir, como instalar e usar a extensão Word Cloud Generator para criar nuvens de palavras no Google Docs.

Veja como criar uma nuvem de palavras em documentos do Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Veja como criar uma nuvem de palavras em documentos do Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Veja como criar uma nuvem de palavras em documentos do Google Docs (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Como instalar a extensão

Passo 1. Em um documento qualquer do Google Docs, acesse o menu "Complementos" e clique em "Instalar complementos...";

Instalando extensões no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instalando extensões no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instalando extensões no Docs (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Use a busca para pesquisar pela extensão Word Cloud Generator. Em seguida, clique em "+ Grátis" para adicioná-la;

Instale a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Instale a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Instale a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Uma nova aba será aberta no seu navegador. Clique sobre a sua conta do Google para continuar;

Clique sobre o seu nome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Clique sobre o seu nome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Clique sobre o seu nome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, clique em "Permitir" para que a extensão acesse os seus documentos do Docs;

Permita que o app acesse a sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Permita que o app acesse a sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Permita que o app acesse a sua conta (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como criar a nuvem de palavras

Passo 1. Volte ao menu "Complementos" e acesse "Word Cloud Generator". Clique em "Classic" ou em "New". A primeira opção dispõe as palavras sempre na horizontal, enquanto a segunda exibe palavras também na vertical;

Abra a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra a extensão Word Cloud Generator (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. A nuvem, então, será gerada. Agora, para adicioná-la ao documento, basta clicar clicar em "Appen Large" (nuvem grande) ou "Append Small" (nuvem pequena). O botão à esquerda serve para baixar a imagem da nuvem de palavras, em formato PNG;

Inserindo nuvem de palavras no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Inserindo nuvem de palavras no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Inserindo nuvem de palavras no documento (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. É possível limitar o número de palavras, excluir termos e mudar o esquema de cores clicando em "Advanced Options". No primeiro campo, você pode definir o número de palavras e, à direita, filtrar os termos que quer remover. Por fim, escolha o esquema de cores desejado e clique em "Ajust" para criar uma nova nuvem.

Alterando configurações da nuvem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando configurações da nuvem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Alterando configurações da nuvem (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Aproveite a dica para criar nuvens de imagens sem sair do Google Docs.

Como colocar o texto em duas colunas no Google Docs? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

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