Xbox?? a fam?lia de consoles da Microsoft. A empresa surgiu em 2001 e, desde ent?o, se mant?m entre as mais populares. Mas nem tudo foi f?cil. A trajet?ria apresenta fatos muito curiosos; saiba mais.

Leia a an?lise completa do Xbox One

Xbox: confira as melhores curiosidades sobre os consoles da Microsoft (Foto: Divulga??o)

DirectX Box

O primeiro Xbox, lan?ado em 2001, surgiu como uma tentativa da Microsoft de combater o PlayStation 2, da Sony. Para isso, a ideia era criar um console baseado no sistema operacional Windows.

O nome do aparelho seria DirectX Box, em refer?ncia ? tecnologia gr?fica Direct X, usada no PC para rodar diversos games. Posteriormente, o nome foi alterado para Xbox.

360 sem HDMI

Lan?ado em 2005, o Xbox 360 chegou quando as televis?es de alta defini??o ainda n?o eram maioria. Por esse motivo, as primeiras vers?es do console n?o tinham uma entrada HDMI. Eles eram limitados cabos v?deo-componente.

Controle gordo

Mesmo com as inova??es, o Xbox original sofreu com as reclama??es dos jogadores desde os seus primeiros dias. O motivo era o tamanho do controle: extremamente grande e complicado de manusear.

Para o lan?amento no Jap?o, a Microsoft trabalhou em uma vers?o menor e mais confort?vel. Mais tarde, a edi??o seria lan?ada para todo o mundo e posteriormente substituiria o joystick original.

Controle do Xbox era um problema para os jogadores (Foto: Divulga??o)

Prolongando a vida do Xbox

Com o lan?amento do Xbox 360, a vers?o da Xbox Live para o primeiro console come?ou a perder for?a e suporte at? o momento em que a Microsoft avisou que iria encerrar os servidores.

Chateados com a not?cia, os jogadores de Halo 2 resolveram se organizar para manter a rede funcionando. Os f?s do game da Bungie se alternavam entre dia e noite para manter as partidas do game rolando. Com isso, eles evitavam que o servi?o fosse totalmente desabilitado. A empreitada durou pouco mais de um m?s.

Jogos exclusivos

Os aparelhos da fam?lia ostentaram belos t?tulos durante seus ciclos de vida. Na era do Xbox original, foram lan?adas algumas das principais s?ries, como Halo e Forza Motorsport, que fazem sucesso at? hoje.

O Xbox 360 tamb?m foi lar de diversas franquias, como Gears of War e Fable, enquanto o Xbox One conta com novos t?tulos do calibre de Sunset Overdrive, sem falar em outros exclusivos anunciados, como Quantum Break.

Kinect para uso m?dico

O sensor de movimentos Kinect foi desenvolvido para que gamers pudessem jogar usando movimentos do pr?prio corpo ao inv?s de um controle convencional. A tecnologia impressionou tanto que acabou ganhando diferentes aplica??es.

Uma das mais interessantes foi o uso do aparelho em salas de cirurgia. Dessa forma, os m?dicos poderiam operar aparelhos e computadores sem a necessidade de tocar em instrumentos diferentes.

Kinect ganhou diferentes usos fora do console. (Foto: Reprodu??o)

Modifica??es

Tendo seu sistema operacional baseado em uma vers?o do Windows, o Xbox original foi alvo de diversas modifica??es por parte dos usu?rios, que alteravam o visual e as fun??es do aparelho.

Uma das mais populares era a adi??o de softwares de terceiros, como emuladores de diversos consoles e reprodutores de m?dia.

... g>Luzes da morte

Durante seu lan?amento, o Xbox 360 passou por um grave problema com as unidades vendidas, o famoso incidente ?Three Red Lights of Death? (tr?s luzes vermelhas da morte) ou simplesmente ?3RL?.

Os aparelhos sofriam com problemas de superaquecimento. Com isso, componentes internos do console eram danificados e paravam de funcionar. ? estimado que mais de 50% dos aparelhos da ?poca do lan?amento terminaram sofrendo do problema.

Luzes da morte detonaram os primeiros 360. (Foto: Reprodu??o)

Kinect bombado?

Com o Xbox One, a Microsoft aproveitou para lan?ar uma nova vers?o do Kinect, ainda mais potente do que a anterior. O novo sensor conta com uma c?mera capaz de fazer imagens Full HD, inclusive no escuro.

O sensor ? equipado com 128Mb de RAM, o dobro da mem?ria instalada no Xbox Original, lan?ado em 2001. O Kinect tamb?m ? capaz de detectar diversos detalhes, como a pulsa??o do usu?rio.

Pol?micas do Xbox One

Antes do lan?amento do Xbox One, a Microsoft enfrentou a f?ria dos f?s depois de anunciar suas pol?ticas de compartilhamento de jogos e DRM, que usavam a Internet para impedir que os usu?rios trocassem games.

Depois de muito apelo, a empresa americana voltou atr?s e removeu todos os sistemas. Outra ?vit?ria? dos f?s foi a chegada da vers?o sem o Kinect do aparelho.

Sony aproveitou para tirar sarro das pol?ticas contra empr?stimo e venda de jogos. (Foto: Reprodu??o)

J? se decidiu entre?Xbox One ou Playstation 4? Opine no F?rum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.