Jogos com cenários brasileiros já não são tão raros e, ainda que alguns clássicos tenham retratado nosso país de forma um pouco diferente no passado, títulos mais atuais possuem representação com alto nível de fidelidade – ainda que elas não sejam perfeitas. Games como Max Payne 3, Call of Duty Modern Warfare 2 e Mario & Sonic nas Olimpíadas são alguns deles. Conheça ou relembre estes títulos e suas “homenagens” ao Brasil:

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games - Wii U, Nintendo 3DS

Lançado no Wii U e Nintendo 3DS para comemorar os jogos olímpicos Rio 2016, Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games utilizava o cenário carioca como principal palco para suas modalidades esportivas. Mario, Sonic, Knuckles, Luigi, Peach, entre outros, participaram de diversas competições e usaram estádios ou locais reais – inspirados, na verdade – como localização das disputas do ano passado. O game seguiu a série de crossovers olímpicos entre esses dois personagens e agradou o público.

Mario & Sonic at the Rio 2016 Olympic Games, claro, era no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação/Nintendo)

Quase ninguém acreditou quando viu, mas Assassin's Creed 3 tem realmente uma fase no Brasil. Ela se passa nos “dias atuais” e não nos anos longínquos do protagonista da ação principal. Neste cenário,

... controlamos Desmond Miles em um bairro de São Paulo, onde ele precisa realizar mais uma de suas missões. O problema é que o jogo retratou nosso país com olhar preconceituoso, o que gerou reclamações na Internet. A produtora Ubisoft se desculpou na época e prometeu não repetir o mesmo erro. Ainda assim, a inserção é curiosa.

A bizarra fase de Assassin's Creed 3 no Brasil (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Max Payne 3 - PS3, Xbox 360, PC (Windows, mac)

Max Payne 3 é outro jogo que utiliza São Paulo como paisagem. Na história, Payne trabalha como detetive particular, após toda a saga dos dois primeiros games, e lida com ameaças do crime organizado local. Apesar de também retratar a pobreza e cenários pouco variados, como em Assassin's Creed 3, aqui o trabalho foi elogiado, pois o game trazia uma visão bem realista dos fatos e personagens. Até hoje é considerado um dos melhores títulos de ação da geração do PS3 e Xbox 360.

Max Payne 3 é em São Paulo (Foto: Divulgação/Rockstar)

Street Fighter 5 - PS4, PC (Windows, Linux)

Street Fighter 5 é um caso bem curioso. Além de ter uma lutadora brasileira em seu elenco, Laura, o título também apresenta um cenário inspirado no Rio de Janeiro. “Inspirado” é a palavra exata pois, apesar de certos elementos condizentes, o visual é todo bem caricato. No lugar do Cristo Redentor, por exemplo, há uma taça de futebol. Além disso, há tucanos e vendedores de frutas espalhados pelas ruas. Ao menos é possível notar uma espécie de reprodução da “Escadaria Selarón” bem fiel – o lugar é ponto turístico na cidade carioca.

O bizarro cenário brasileiro de Street Fighter 5 (Foto: Reprodução/Famitsu)

Call of Duty: Modern Warfare 2 - PS3, Xbox 360, PC (Windows, mac)

Call of Duty: Modern Warfare 2 é mais um game que utiliza o Rio de Janeiro como cenário. Há uma missão inteirinha que se passa na cidade, com os agentes especiais do exército norte-americanos caçando bandidos, incluindo traficantes locais de drogas. Ao contrário de outras representações desta lista, o Rio está muito bem retratado em termos de visual. As favelas são fiéis e há deslumbres de pontos turísticos, como o Cristo Redentor. Apesar de toda a violência, o público ficou satisfeito com este mapa em particular, que também estava disponível no multiplayer.

Rio de Janeiro também é cenário em Call of Duty: Modern Warfare 2 (Foto: Divulgação/Activision)

Counter-Strike 1.6 - PS3, Xbox 360, Xbox, PC (Windows, Linux, mac)

Em um exemplo não tão recente, mas ainda assim importante, Counter-Strike 1.6 tem um de seus mapas mais famosos no Rio de Janeiro. O popular “cs_rio” fez a fama e também a “Infâmia” do jogo de tiro da Valve no Brasil. Criado por fãs, este mapa é ainda um dos mais jogados nas partidas online, assim como era na época de ouro das “lan houses”. O “cs_rio” se passa em uma favela carioca com algumas reproduções bem fiéis, a exemplo de casas mais humildes, bares, campo de futebol, tudo para dar o tom certo aos conflitos que, infelizmente, também existem na vida real.

O lendário mapa do Rio de Janeiro em Counter-Strike 1.6 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Tom Clancy's H.A.W.X - PS3, Xbox 360, Wii, Android, iOS, PC (Windows)

Tom Clancy's H.A.W.X é um jogo de caças aéreos que saiu na geração passada e foi lançado pela Ubisoft. Parte do popular universo de games inspirados pelas obras do escritor Tom Clancy, o game tem um cenário também no Rio de Janeiro. Voando pelos ares cariocas, os aviões podem combater inimigos e ainda contar com apoio terrestre das unidades Ghost. Do alto, é possível ver pontos importantes da cidade bem representados, como o estádio Maracanã.

O Rio de Janeiro em Tom Clancy's H.A.W.X. (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Shadowrun - Xbox 360, PC (Windows)

Shadowrun é um game quase esquecido que saiu no início da geração do Xbox 360. Ele é inspirado no famoso de RPG de mesmo nome, mas é de tiro e com vários elementos multiplayer. A aventura tem um de seus mapas e fases baseado no município de Santos, em São Paulo, com alguns elementos curiosos. Em termos de fidelidade, não é dos melhores, mas, ao menos, neste caso, dá para perdoar já que Shadowrun é um título futurista e não tem compromisso em representar a atualidade de forma alguma.

Santos (SP) em Shadowrun (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Quais os melhores jogos com tela dividida para o PC? Opine no Fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.