Alessandro Volta foi um f?sico conhecido pela inven??o da pilha el?trica. Nascido em 18 de fevereiro de 1745, na It?lia, ele recebeu uma homenagem em um Doodle do Google pelo seu 270? anivers?rio, nesta quarta-feira (18). Al?m de atuar como professor, Volta foi nomeado como conde por?Napole?o Bonaparte em 1810, em honra ao seu invento - a pilha - e ao seu trabalho no campo de eletricidade.

Carnaval 2015: Google fez um Doodle foli?o e super purpurinado

Alessandro Volta recebe homenagem no Doodle do Google (Foto: Reprodu??o/Google)

O Doodle "270? Anivers?rio de Alessandro Volta" ? animado traz como protagonista a famosa pilha el?trica criada por Alessandro. Conforme o seu n?vel de energia sobe, as letras que formam a palavra Google se acendem aos poucos at? que, finalmente, todas ficam completamente iluminadas.?

Alessandro Volta e a eletricidade

Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio sempre foi apaixonado pelo estudo da eletricidade. Nasceu e foi educado em Como, Ducado de Mil?o, onde se tornou professor de f?sica na Escola Real em 1774.

Em 1751, com seis anos de idade, ele foi levado pela fam?lia para a escola jesu?tica, pois eles queriam que ele seguisse carreira eclesi?stica. Contudo, em 1759, j? com quatorze anos decidiu estudar f?sica, e dois anos depois abandonou a escola jesu?tica,? desistindo da carreira eclesi?stica.

Em 1775 aprimorou o eletr?foro, uma m?quina que produz eletricidade est?tica e a qual lhe ? erroneamente creditada a inven??o. Entre 1776 e 1778, tamb?m isolou o g?s o metano, na ?poca que estudava a qu?mica de gases, inspirado por um ensaio de Benjamin Franklin sobre "ar inflam?vel".

Alessandro Volta, inventor da pilha al?trica (Foto: Google)

Pilha voltaica

A mais revolucionaria inven??o de Volta surgiu em 1800, por conta de uma impasse entre ele e Luigi Galvani, que aconteceu durante a disseca??o uma r?. No processo, as pernas do animal se contra?ram inesperadamente por causa de uma descarga el?trica. Galvani acreditava que os metais produziriam eletricidade apenas em contato com tecido animal. Mas Volta imaginou que o fen?meno tivesse ocorrido por causa da descarga el?trica causada pelo contado de dois metais diferentes tocando o corpo do sapo.

Para comprovar sua teoria, Volta fez experi?ncias c

... om diferentes metais e solu??es, e acabou criando a primeira bateria el?trica: a pilha voltaica, alternando discos de metal empilhados, separadas por papel?o e pano embebido com ?gua do mar. Por causa da sua inven??o, no per?odo de 1800 a 1815, houve grande evolu??o na ?rea eletroqu?mica.

O Doodle criado pelo Doodler Mark coloca a principal inven??o de Volta em destaque, traz refer?ncias ao Zinco e ao Cobre, utiliza uma textura antiga e detalhes para dar a impress?o de como teria sido o primeiro an?ncio para a primeira bateria el?trica do mundo.

*Colaborou Edivaldo Brito

?



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.