O Dia da Independência do Brasil é tema para o Doodle do Google neste 7 de setembro. Feriado nacional, a data marca o famoso "Grito do Ipiranga", no qual Dom Pedro I realizou a proclamação da independência do Brasil em relação a Portugal. O fato ocorreu em 1822, há 194 anos, mas foi consumado em sua totalidade apenas em agosto de 1825, quando a corte portuguesa reconheceu o ato em caráter oficial. A arte produzida pelo famoso buscador utiliza a bandeira nacional e nossas cores, com sua própria logo estilizada e fundo amarelo.

Homenagem anual

É comum que o Google preste homenagens à independência brasileira em seus Doodles, ano após ano. Em sua maioria, as artes possuem temas comuns ao território nacional, como flores, selos, animais e, claro, a bandeira sempre presente, ainda que estilizada em alguns anos, como em 2013, 2015 e 2016 – este último o ano em que foi lembrado também o início dos Jogos Paraolímpicos, no Rio de Janeiro.

Doodle da Independência do Brasil em 2017 (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Na descrição oficial do Doodle deste ano, o Google lembra das escrituras presentes em nossa bandeira, "Ordem e Progresso", além das 27 estrelas dispostas no fundo azul. Elas também representam também a formação de nove constelações, na exata posição ficam, na noite de 15, no Rio de Janeiro. A data marca quando o Brasil, de fato, tornou-se uma República.

Fato histórico de extrema importância

A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes do nosso país. Além de ter iniciado uma série de mudanças que acarretariam em elementos históricos que perduram até hoje, com

... o a criação do Exército Brasileiro, ele também desencadeou pequenos conflitos internos, mesclando organizações e colônias que concordavam ou discordavam da “novidade”.

Doodles passados do Google (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Alguns destes grupos insistiam em permanecer fieis a Portugal, enquanto outras lutavam pela liberdade da corte. Os desdobramentos da independência geraram até mesmo multas, que o Brasil teve de pagar à Grã-Bretanha e também a Portugal, por conta do acordo firmado após o fim dos conflitos.

Trechos do Hino da Independência do Brasil (Foto: Reprodução/YouTube)

Para também marcar a data, um Hino da Independência foi composto, em 1822, pelo próprio Dom Pedro I, além de conter composição de letras por Evaristo da Veiga, poeta, jornalista e político brasileiro. No refrão do hino, diz-se: "Brava Gente Brasileira; Longe vá, temor servil; Ou ficar a Pátria Livre, ou morrer pelo Brasil". A canção contém 10 estrofes, mas suas execuções mais modernas suprimem algumas delas.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.