Está com problemas ao comprar um item na Google Play? A loja online, disponível para Android, permite baixar aplicativos e possui integração para alugar filmes, acessar revistas, músicas e até livros – utilizando a mesma conta Google. No entanto, alguns usuários podem encontrar erros ao tentar realizar a compra de conteúdo pelo celular.
As mensagens de falhas podem ter motivos diferentes: problemas no cadastro de pagamento, no perfil ou até com a conectividade do smartphone. Para ajudar, confira neste tutorial do TechTudo algumas dicas que podem resolver obstáculos ao usar o app no Android.
1) Verificar informações de pagamento
Passo 1. O usuário precisa ter adicionado todas as informações de pagamento para fazer uma compra na Google Play Store. Quer conferir para saber se os dados estão salvos? Abra o aplicativo da Play Store no celular. Toque no menu lateral e selecione "Conta". Em seguida, escolha "Formas de pagamento".
Passo 2. Note que todos os saldos e cartões salvos na sua conta estarão no topo da lista. Caso precise editar ou excluir uma informação de pagamento, selecione "Mais config. de pagamento".
Passo 3. Você será encaminhado para os ajustes da conta, aberto no navegador do celular. Toque no menu lateral e selecione "Formas de pagamento".
Passo 4. A lista de cartões e saldos será exibida, só que agora há dois botões: "Excluir" (para apagar o cartão caso não use mais) ou "Editar" (para alterar informações). Caso só precise conferir informações, veja se está correta a data de vencimento (apenas com dois dígitos no ano), nome (igual ao escrito no cartão) e código de segurança (CVC). Confirme em "Atualizar".
2) Crie um perfil de pagamento brasileiro
Passo 1. Caso na criação da conta o usuário tenha selecionado outro país, o pagamento com o cartão adicionado não será realizado, mesmo se for um internacional. Para ajustar isso, abra a Play Store e selecione no menu lateral o item de "Conta". Depois, selecione "Formas de pagamento".
Passo 2. Ao final da lista, escolha "Mais config. de Pagamento". Será aberta a tela de configurações da conta no navegador do celular. Toque no menu lateral e note que seu perfil de pagamentos é exibido logo no topo da tela. Selecione "Detalhes".
Passo 3. Veja os detalhes do seu registro e confira para ver se está o "Brasil" como "País". Caso não esteja, toque no "lápis" para editar e selecione "Crie um novo perfil".
Passo 4. Na tela seguinte, escolha "Continuar". Selecione o "Brasil" como país principal e confirme em "Continuar".
Passo 5. Adicione suas informações pessoais e confirme em "Enviar". Pronto, seu novo perfil vai permitir fazer pagamentos no Brasil. Agora, basta adicionar seu cartão de crédito na Google Play Store para normalizar as compras. Esse mesmo perfil de pagamento serve para alugar filmes, comprar apps, livros e todos os conteúdos da Google Play.
3) Forçar a parada do app e limpar dados
Passo 1. O problema pode estar em algum dos registros ou no próprio app da Google Play. Para tentar resolver, caso suas informações de pagamento e perfil estejam corretas no passo a passo anterior, abra o item de "Configurar" no Android e selecione "Aplicativos".
Passo 2. Neste exemplo, encontre a "Google Play Store" na lista e confirme em "Forçar parada".
Passo 3. Por fim, escolha "Armazenamento" e toque em "Limpar dados" e "Limpar cache". Tente abrir novamente a Play Store e realizar o pagamento. Caso você esteja tendo o problema com outro app da Google Play, como o Play Filmes ou Google Play Livros, repita esse mesmo procedimento no app específico.
4) Verificar conectividade no Android
Passo 1. A solução pode ser mais simples do que você imagina. A Google Play só permite fazer compras se tiver uma conexão ativa de Internet no celular, seja móvel (3G/4G) ou Wi-Fi. Então, vale conferir se o seu Android está online. Para isso, arraste para baixo a barra de notificações do smartphone duas vezes, até exibir os atalhos de conectividades.
Veja se a internet Wi-Fi está ativada (em branco) ou desligada (em cinza). Também certifique-se da ausência de algum sinal de exclamação (alertas para problemas na rede). Faça o mesmo caso esteja usando Internet móvel, garantindo que o ícone da conexão (3G/4G) esteja ativado em branco, sem sinais de alerta ou "x".
Não consigo baixar nada na Play Store; porque o app não faz download? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.
>>> Veja o artigo completo no TechTudo
Mais Artigos...
- Lumia 625 ou Moto G? Veja o comparativo e escolha o melhor 'baratinho'
- Rocket League: evento do Superbowl traz modo Gridiron e NFL Fan Pack
- Como saber se JBL GO é original ou réplica? Veja dicas antes de comprar
- Tinder fora do ar? Usuários relatam erro 5000 e outros problemas no app
- Como digitar com uma mão no teclado do Moto G e Moto X
- Samsung deve remover apps desnecessários do Galaxy S6, diz site
- Lançamento do Moto C Plus e Moto E4 no Brasil: saiba preço e especificações
- Copa do Mundo de Overwatch 2019: conheça jogadores da Seleção Brasileira
- Nubank: como bloquear o app com senha no Android
- Xperia Z5 Compact aparece com design 'clean' e bordas arredondadas, diz site
- Chrome OS: aplicativos Android já rodam em 4 modelos de Chromebook
- Como adicionar verifica??o em duas etapas no LastPass
- Veja como identificar uma bateria Nikon falsa
- Drone com formato inusitado faz sucesso na Internet; conheça
- iPhone X estreia filtros especiais de Snapchat; entenda o motivo
- Dia do Professor é celebrado com Doodle do Google em forma de lápis
- PlayStation 5 (PS5): tudo sobre a Unreal Engine 5 e gráficos do console
- Fone de ouvido Sennheiser profissional: veja modelos à venda no Brasil
- Como usar e configurar a fun??o Daydream no Android?
- YouTube para Android ganha suporte a vídeos com 60fps