Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Moto E4, da Motorola, permite que o usuário desbloqueie o celular usando métodos que fogem do tradicional PIN, senha ou padrão de desenho. Você pode, por exemplo, usar a sua voz ou o rosto, por meio do reconhecimento facial. Também é possível manter o telefone desbloqueado se ele for guardado no bolso, estiver em uma região de segurança, como a sua casa ou trabalho, ou conectado a um dispositivo confiável, como o seu relógio ou computador.

Veja, nos passos a seguir, como configurar todos esses métodos de desbloqueio mais sofisticados presentes no Moto E de quarta geração.

Moto E4 pode ser desbloqueado de diversas formas (Foto: Helito Bijora/TechTudo)Moto E4 pode ser desbloqueado de diversas formas (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Moto E4 pode ser desbloqueado de diversas formas (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Detecção no bolso

Passo 1. Acesse as configurações do Android, deslize até a seção "Pessoais" e toque em "Segurança".

Abra as configurações do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra as configurações do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra as configurações do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Smart Lock" e, em seguida, confirme o seu padrão, PIN ou senha de bloqueio do celular.

Acesse os ajustes do Smart Lock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse os ajustes do Smart Lock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse os ajustes do Smart Lock (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Toque em "Detecção no bolso" e ative a opção tocando sobre o seletor localizado na parte superior da tela.

Ativando a detecção no bolso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando a detecção no bolso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando a detecção no bolso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Por fim, um alerta de segurança será exibido. Toque em "Continuar" para confirmar.

Confirme a ativação do recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Confirme a ativação do recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Confirme a ativação do recurso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Lugares confiáveis

Passo 1. Voltando à tela principal do Smart Lock, toque em "Lugares confiáveis". Por padrão, o sistema mostra a localização da sua casa. Você pode incluir outras em "Adicionar lugar confiável".

Configurando locais de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando locais de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando locais de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque sobre "Casa" ou sobre o local que você adicionou e, por fim, toque em "Ativar este local". O sistema informa que os lugares confiáveis têm um raio de 80 metros. Toque em "OK" para finalizar.

Ativando um local de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando um local de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando um local de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dispositivo confiável

Passo 1. Ainda nas configurações do Smart Lock, é possível configurar um dispositivo confiável. Para isso, toque em "Dispositivos confiáveis" e, em seguida, em "Adicionar dispositivo confiável".

Configurando dispositivos de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando dispositivos de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando dispositivos de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Escolha o dispositivo que você quer usar. Note que, na lista, só aparecem os dispositivos previamente pareados via Bluetooth. Por fim, confirme em "Sim, adicionar".

Adicionando um dispositivo confiável (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Adicionando um dispositivo confiável (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Adicionando um dispositivo confiável (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Reconhecimento facial

Passo 1. Nas configurações do Smart Lock, toque em "Rosto de confiança" e, depois, em "Configurar".

Ativando o reconhecimento facial (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando o reconhecimento facial (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando o reconhecimento facial (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Próxima" e centralize o seu rosto no círculo vermelho por alguns segundos.

Posicione o seu rosto no círculo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Posicione o seu rosto no círculo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Posicione o seu rosto no círculo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, toque em "Concluído". Caso queira, você pode tocar em "Melhorar a correspondência do rosto" para calibrar o dispositivo usando óculos e outros acessórios.

Cadastro do rosto realizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Cadastro do rosto realizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Cadastro do rosto realizado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desbloqueio por voz

Passo 1. Voltando à tela principal do Smart Lock, toque em "Voz de confiança". Em seguida, ative a opção "Diga 'Ok Google' a qualquer momento".

Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Primeiros passos" e, em seguida, repita a frase "Ok Google" três vezes.

Cadastrando voz de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Cadastrando voz de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Cadastrando voz de confiança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Mantenha a opção "Basta dizer 'Ok Google' para desbloquear seu dispositivo […]" e toque em "Concluído". Por fim, confirme o seu padrão, senha ou PIN de bloqueio do celular.

Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Configurando desbloqueio por voz (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Dessa forma, você poderá desbloquear o seu Moto E4 de diversas formas sem precisar digitar um PIN, senha ou desenhar um padrão.

Qual é o melhor celular de até mil reais? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.