O Moto E4, da Motorola, tem um recurso nativo que permite economizar dados do plano 4G. Quando ativado, ele restringe o uso da Internet em apps que estão sendo executados em segundo plano. Apenas o aplicativo que está aberto na tela possui acesso à rede e, dessa forma, é possível reduzir o uso de dados móveis. A ferramenta é ideal para quem tem um plano com franquia de Internet baixa e quer impedir o corte de conexão ou cobranças extras no fim do mês.

Entretanto, para evitar que alguns apps não funcionem corretamente, é importante definir algumas exceções, como ocorre com o WhatsApp. Sem essa configuração, o usuário não recebe notificações de novas mensagens quando o mensageiro não estiver aberto em primeiro plano. Veja, no tutorial a seguir, como ativar e configurar a economia de dados no Moto E de quarta geração.

Aprenda a ativar e configurar a economia de dados no Moto E4 (Foto: Helito Bijora/TechTudo)

Passo 1. Acesse as configurações do Android e, em seguida, toque em "Uso de dados".

... 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">

Abra as configurações do Android no Moto E4 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em "Economia de dados" e, em seguida, defina a opção como "Ativado". Note que o ícone de um círculo com um mais dentro aparece próximo ao relógio, indicando que o recurso está habilitado.

Ativando a economia de dados no Moto E4 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Para adicionar exceções, toque em "Acesso irrestrito a dados". Agora, localize os apps de bate-papo como WhatsApp, Messenger e Telegram e marque a opção à direita do nome.

Adicionando exceções no Moto E4 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Não é necessário acessar as configurações do Android sempre que você quiser ativar ou desativar a economia de dados. Para fazer isso, use o atalho na central de notificações. Basta deslizar o dedo da borda superior da tela em direção ao centro e tocar em "Economia de dados".

Use o atalho para ativar ou desativar o recurso no Moto E4 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Aproveite as dicas para economizar dados da sua franquia de Internet móvel e navegar mais sem precisar pagar.

Qual é o melhor celular barato para comprar em 2017? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.