Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Atualmente, o mercado brasileiro conta com diversas opções de notebooks gamers. Além dos chamados barebones da brasileira Avell, o consumidor tem opções de marcas internacionais famosas, como Acer, Samsung, Asus e Dell. No comparativo a seguir, você vai saber como o Dell Inspiron 15 Gaming (modelo A30P) se sai contra o Avell Titanium G1511 MXTI (versão de entrada, sem SSD). Escolhemos para comparar versões equivalentes dos dois produtos em termos de especificações, mas vale ter em mente que ambos os fabricantes oferecem outros pacotes com ficha técnica diferente.

Especificações técnicas: empate

Dell e Avell usam configurações bastante parecidas (Foto: Divulgação/Dell)Dell e Avell usam configurações bastante parecidas (Foto: Divulgação/Dell)

Dell e Avell usam configurações bastante parecidas (Foto: Divulgação/Dell)

Na ficha técnica, os dois modelos têm grande similaridade, com processador, memória RAM e placa de vídeo iguais: Core i7 7700HQ, 16 GB de RAM DDR4 (a 2.400 MHz) e placa gráfica Geforce GTX 1050 Ti.

O computador da Dell leva um pouco de vantagem em termos de armazenamento. No Inspiron, há uma combinação de SSD de 256 GB e HD de 1 TB. No Avell, o consumidor leva para casa um SSHD de 1 TB (mas a placa oferece suporte a SSD M.2, permitindo um upgrade futuro que equaliza o Avell ao Dell). O Avell Titanium promete um desempenho melhor em termos de som com a placa SoundBlaster.

Tela: empate

Avell oferece tela de 16 polegadas, mas a resolução é a mesma do Dell Inspiron de 15,6 (Foto: Divulgação/Avell)Avell oferece tela de 16 polegadas, mas a resolução é a mesma do Dell Inspiron de 15,6 (Foto: Divulgação/Avell)

Avell oferece tela de 16 polegadas, mas a resolução é a mesma do Dell Inspiron de 15,6 (Foto: Divulgação/Avell)

A igualdade se repete no display, com Titanium e Inspiron entregando resolução Full HD (1920 x 1080 pixels).

Há uma pequena diferença nas dimensões da tela. No Inspiron, o consumidor leva para casa um display de tradicionais 15,6 polegadas, enquanto que no computador da Avell a tela tem 16 polegadas.

Design e acabamento: empate

Notebooks gamers ainda são muito mais chamativos que máquina mais convencionais (Foto: Divulgação/Avell)Notebooks gamers ainda são muito mais chamativos que máquina mais convencionais (Foto: Divulgação/Avell)

Notebooks gamers ainda são muito mais chamativos que máquina mais convencionais (Foto: Divulgação/Avell)

Em relação às medidas, nenhum dos dois notebooks é leve: o Dell pesa mais, com 2,62 quilos contra 2,49 do computador da Avell. Nas medidas, as dimensões são parecidas: 38,4 cm x 27,4 cm x 2,5 cm para o Inspiron e 37,8 cm x 26,7 cm x 2,6 cm para o Titanium da Avell.

A vantagem do Avell, que é subjetiva, está na aparência um pouco mais discreta. Notebooks gamer costumam ser muito chamativos e extravagantes nesse departamento, mas com um chassi em tom mais ameno e sem contrastes pronunciados com outras cores, o Avell tem uma cara um pouco mais sóbria. De escandaloso, só mesmo a iluminação do teclado em LED multicolorido.

O Inspiron ressalta mais a vocação gamer com grelha e outros detalhes, como a iluminação do teclado, na cor vermelha.

Portas e conectividade: Avell Titanium

Avell leva ampla vantagem quando o assunto é portas e interfaces (Foto: Divulgação/Dell)Avell leva ampla vantagem quando o assunto é portas e interfaces (Foto: Divulgação/Dell)

Avell leva ampla vantagem quando o assunto é portas e interfaces (Foto: Divulgação/Dell)

O Avell leva enorme vantagem nas portas e interfaces: são três USB em formato comum (uma 2.0), uma USB-C, duas DisplayPorts, HDMI, além de porta Ethernet. No Dell, há apenas três USB (uma 2.0), saída HDMI, Ethernet e leitor de cartões.

A presença da dupla de portas DisplayPort e a USB-C dão ao Avell clara vantagem na comparação.

Suporte e garantia: Avell Titanium

As duas marcas oferecem garantia de um ano (no caso da Avell, esse período cobre os componentes), mas o consumidor pode optar por serviços estendidos, ou mais exclusivos, e caros, de atendimento.

Entretanto, a Avell garante a montagem e mão-de-obra sobre o produto por três anos. No caso da Dell, componentes e manufatura são abrigados no mesmo prazo de 12 meses.

Preço e disponibilidade: Avell Titanium

De saída, o Dell é mais caro, mas pelo preço traz SSD à bordo (Foto: Divulgação/Dell)De saída, o Dell é mais caro, mas pelo preço traz SSD à bordo (Foto: Divulgação/Dell)

De saída, o Dell é mais caro, mas pelo preço traz SSD à bordo (Foto: Divulgação/Dell)

Nas configurações analisadas, o Avell Titanium tem vantagem, já que pode ser encontrado a R$ 5.999 contra R$ 6.399 do Inspiron Gaming.

É uma vantagem interessante em favor do computador da Avell se o consumidor realmente dispensar um SSD. Uma unidade M.2 de 256 GB, comprada separadamente e única grande diferença de configuração entre os dois, acabaria colocando o Avell na mesma faixa de preço do rival.

Conclusão

O melhor resultado para esse comparativo é um empate técnico diante do fato de que as configurações e preço de ambos são bastante similares. Entretanto, há diferenças que podem facilitar a decisão em um processo de escolha, sobretudo fortalecendo o Avell.

O Dell tem vantagem no SSD vendido junto ao computador e que tornará o uso da máquina perceptivelmente mais rápido do que o Avell e seu SSHD.

Entretanto, no lado da marca brasileira, a oferta de combo de interfaces muito maior e a garantia de três anos sobre a mão-de-obra, tudo a um preço mais em conta (se você não ligar para a falta de um SSD), acabam deixando um Avell ainda mais competitivo.

Como montar um PC gamer? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.