Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Ao desativar o touchpad do notebook (sem querer ou não) o usuário pode achar que sómente será possível reativá-lo com o auxílio de um mouse ou tela sensível ao toque. No entanto é possível usar um passo a passo rápido com comandos do teclado para solucionar o problema no Windows 10.

O procedimento é válido para as diferentes marcas de notebook e é bem simples de executar, sem a necessidade de conhecimentos específicos. Também não é necessário gastar dinheiro comprando periféricos e nem ocupar o armazenamento do PC com instalação de apps extras. Veja neste tutorial como ativar o touchpad do notebook com atalhos rápidos.

Como ativar o touchpad no notebook com comandos no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Como ativar o touchpad no notebook com comandos no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Como ativar o touchpad no notebook com comandos no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 1. Caso seu touchpad tenha sido desligado por engano, primeiro pressione no teclado o botão de "Windows";

Pressione a tecla de Windows no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Pressione a tecla de Windows no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pressione a tecla de Windows no teclado (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Passo 2. O notebook vai exibir o menu lateral do Windows. Com isso, digite "Configurações" na barra de busca do sistema, que será ativada automaticamente. Use as setas do teclado para selecionar o item de "Configurações" na listagem. Para acessar, pressione o botão de "Enter".

Pressione as teclas para selecionar as configurações e toque em Enter (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Pressione as teclas para selecionar as configurações e toque em Enter (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pressione as teclas para selecionar as configurações e toque em Enter (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Observe que com esse processo o item de "Configurações" aparecerá na lista destacado em azul.

c (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)c (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

c (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta a tela de "Configurações do sistema". Pressione a tecla "Tab" para marcar um dos itens e tornar navegável. Agora com as setas do teclado navegue até "Dispositivos" e toque na tecla "Enter" para acessar;

Pressione a sequência de teclas para selecionar os Dispositivos nas Configurações (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Pressione a sequência de teclas para selecionar os Dispositivos nas Configurações (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pressione a sequência de teclas para selecionar os Dispositivos nas Configurações (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Note que com estes comandos no teclado o item de "Dispositivos" aparecerá marcado com uma moldura preta;

Selecione o menu de dispositivos no notebook usando os atalhos do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o menu de dispositivos no notebook usando os atalhos do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione o menu de dispositivos no notebook usando os atalhos do teclado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Nas configurações de dispositivos pressione uma vez o "Tab" no teclado e navegue com os botões de setas até encontrar o item de "Touchpad". Pressione "Enter" para acessar;

Pressione a sequência de teclas para selecionar o Touchpad (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Pressione a sequência de teclas para selecionar o Touchpad (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pressione a sequência de teclas para selecionar o Touchpad (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Com este procedimento, na tela do notebook, o item de "Touchpad" aparecerá destacado, exibindo na lateral direita os seus ajustes. Note que há uma chave indicando que o Touchpad está "Desativado";

Selecione o menu de touchpad no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o menu de touchpad no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione o menu de touchpad no notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Por fim, pressione "Tab" no teclado até selecionar a chave de "Desativado" logo no topo da tela de ajustes do Touchpad. Para ativar novamente o touchpad, pressione a barra de espaço no teclado.

Pressione a sequência de teclas para ativar o touchpad no notebook (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Pressione a sequência de teclas para ativar o touchpad no notebook (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pressione a sequência de teclas para ativar o touchpad no notebook (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Pronto. Note que o item de Touchpad mudará de "Desativado" para "Ativado", como indicado no GIF abaixo, e ele voltará a funcionar normalmente no notebook.

Ative o touchpad no seu notebook (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ficou com alguma dúvida no passo a passo? Veja o processo completo no GIF abaixo:

Veja o processo completo para ativar o touchpad do notebook usando atalhos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Chromebook Samsung ou Acer: qual a melhor opção? Comente no Fórum do TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.