Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Facebook agora reúne todas as informações úteis de situações emergenciais no mesmo lugar. Além de se marcar como seguro para avisar amigos na rede social, o recurso ainda mostra todos os posts e fotos relacionadas com o incidentes e situações de crise pelo mundo. Nessa área o usuário também pode pedir ajuda ou oferecer algum tipo de suporte para quem está necessitado, além de encontrar campanhas de arrecadação de fundos. Veja como usar as ferramentas.

Confira todas as informações de áreas de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Confira todas as informações de áreas de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Confira todas as informações de áreas de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 1. Para acessar a ferramenta de situações emergenciais, faça login no Facebook e no menu da lateral encontre o item "Check-in de Segurança";

Acesse a aba de check-in de segurança no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse a aba de check-in de segurança no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse a aba de check-in de segurança no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida selecione uma das áreas de risco listadas pelo Facebook para saber de todas as informações da situação local. Esse passo a passo inicial é o mesmo para usar todas as dicas a seguir;

Selecione a área de risco no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione a área de risco no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione a área de risco no Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

1) Como se marcar como seguro no Facebook

Passo 3. Será exibida a tela com informações de "Suporte". No topo, responda "Sim", caso esteja na região de risco;

Marque-se como seguro na região afetada pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Marque-se como seguro na região afetada pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Marque-se como seguro na região afetada pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Depois, confirme em "Estou seguro". A informação será compartilhada com seus amigos e publicada no Facebook. Assim, todos poderão ter certeza de que você está bem. Ou selecione "Não se aplica a mim" caso não esteja na região afetada;

Avise para seus amigos que você está seguro em situações emergenciais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Avise para seus amigos que você está seguro em situações emergenciais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Avise para seus amigos que você está seguro em situações emergenciais (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

2) Como oferecer ajuda pelo Facebook

Passo 5. Caso você esteja na região afetada e queira dar assistência de alguma forma, clique na aba de "Suporte". Em seguida clique em "Oferecer ajuda". Será aberta uma aba com todas as opções disponíveis. Clique no item que preferir;

Ofereça ajuda na área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ofereça ajuda na área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ofereça ajuda na área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. O Facebook mostra um mapa de todas as áreas que solicitaram a ajuda que você pode oferecer. Confirme em "Criar publicação" para se manter atualizado e ajudar levando/doando o abastecimento;

Crie uma publicação para oferecer ajuda na área afetada (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie uma publicação para oferecer ajuda na área afetada (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Crie uma publicação para oferecer ajuda na área afetada (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

3) Como pedir ajuda pelo Facebook

Passo 7. Caso você esteja na área afetada e precise de suprimentos, ainda na aba "Suporte", pressione o botão "Encontrar ajuda". Vale lembrar que a primeira chamada sempre deve ser para o número de emergência local. Selecione o tipo de ajuda que necessita;

Solicite ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Solicite ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Solicite ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. O Facebook mostra um mapa de todas as áreas que oferecem a ajuda que você precisa. Confirme em "Criar publicação" para se manter atualizado e buscar/receber o abastecimento;

Crie uma publicação para pedir ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Crie uma publicação para pedir ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Crie uma publicação para pedir ajuda pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

4) Como ver posts e fotos relacionados às áreas de risco

Passo 9. O Facebook também ajuda a se manter atualizado sobre a situação da área de risco. Essas informações ficam reunidas na aba de "Sobre". Por lá é possível encontrar todas as postagens relacionadas com o tema, fotos, vídeos e notícias. Basta navegar para ver as informações mais atualizadas;

Veja informações e posts sobre a situação emergencial pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja informações e posts sobre a situação emergencial pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja informações e posts sobre a situação emergencial pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

5) Encontrar campanhas de arrecadação de fundos

Passo 10. Também na aba "Sobre" o usuário pode ser solidário encontrando algumas das campanhas de arrecadação de fundos, direcionadas para a área afetada. Para isso, encontre o item de "Ajudar pessoas" e veja a listagem. É possível saber quanto já foi doado e ver todos os detalhes;

Encontre campanhas de arrecadação de fundos pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Encontre campanhas de arrecadação de fundos pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Encontre campanhas de arrecadação de fundos pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

6) Como ver se amigos estão na área e seguros

Passo 11. Por fim, na aba lateral de "Amigos na área" confira se seus amigos estão marcados como "Seguros" ou "Não se aplica" (não estão na área de risco).

Veja se seus amigos estão seguros ou fora da área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Veja se seus amigos estão seguros ou fora da área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Veja se seus amigos estão seguros ou fora da área de risco pelo Facebook (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Qual a sua rede social favorita? Comente no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.