Celulares com Android contam com um modo de programador que oferece vários recursos para modificar e melhorar o desempenho do sistema. Entre eles estão a finalização de atividades de aplicativos e o limite de processos rodando em segundo plano. Ambos reduzem o consumo de memória RAM, uma das causas mais comuns para travamentos e lentidão do celular.

O comportamento dos apps permanece praticamente inalterado. Eles continuarão enviando notificações, como de costume, mas, dependendo da configuração, serão finalizados como se tivessem sido fechados um a um na aba multitarefa. Nos passos a seguir, saiba como acessar e ativar essas duas ferramentas para ter um Android mais rápido.

Aprenda dois truques simples para melhorar desempenho do Android sem precisar de app (Foto: Ana Marques/TechTudo)

Passo 1. Abra a bandeja de apps do Android e entre no app "Configurar". Desça a tela até a seção "Sistema" e entre em "Programador". Se não estiver visualizando esta opção, siga as dicas do tutorial para ativar o modo desenvolvedor.

... 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">

Acesso ao menu do Android para desenvolvedores (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Deslize a tela até "Aplicativos", a última seção do menu "Programador", e ative a ferramenta "Não manter atividades". Isso fará com que todas as tarefas de um aplicativo sejam encerradas sempre que o usuário sair do app, liberando memória do dispositivo.

Ativação de recurso para eliminar atividades de apps no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Uma alternativa para melhorar o desempenho do Android, mas mantendo algumas atividades armazenadas na RAM, é limitar a quantidade de processos em segundo plano. Para isso, toque na opção "Limite de processo em 2º plano" e escolha o limite – neste exemplo, o Android só conseguirá rodar até três processos em 2º plano.

Definição do limite de processos rodando em 2º plano no Android (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Note que a opção já está com o limite que você definiu.

Android definido para rodar no máximo três processos em 2º plano (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Caso você perceba algum comportamento diferente do esperado após ativar as funções, tente desligá-las novamente, fazendo o caminho inverso ao apresentado neste tutorial. Em nossos testes, o celular mostrou-se mais estável após o procedimento.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.