Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Fifa 18 teve seu lançamento em setembro de 2017 para PS4, PS3, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch e PC. No game, as cobranças de bola parada estão entre as melhores oportunidades de marcar gols ou armar jogadas perigosas de ataque. Seja em chutes diretos, lançamentos, escanteios ou penalidades, é preciso estar preparado para aproveitar as chances e ampliar o marcador. Confira o tutorial e saiba como se dar bem nas cobranças.

Faltas frontais são excelentes chances para acertar o alvo em Fifa 18. Depois de escolher seu melhor batedor, use a trave como referência e procure chutar nos cantos do gol para dificultar o trabalho do goleiro.

Use a trave como referência e somente a força necessária em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

A força dos arremates também é bastante importante e depende muito da posição da falta. Em faltas frontais (veja imagem acima), opte por chutes leves, somente com força suficiente para passar pela barreira. Isso fará com que a bola caia rapidamente e seja muito complicada para o goleiro.

Chutes rasteiros

Outra opção são os chutes fortes e baixos, que podem ser usados para pegar goleiros desprevenidos, passar por baixo de barreiras ou aproveitar brechas entre os defensores. Para isso, segure o L1/LB e capriche na força.

Use L1/LB para um chute baixo e potente no Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Cobranças ensaiadas

Jogadas ainda mais avançadas podem ser boladas com ajuda das cobranças ensaiadas. Com L2/LT e R1/RB, é possível adicionar cobradores adicionais às suas faltas. Use chutes falsos (chute e então toque) para passar pela bola ou segure o botão referente ao cobrador para chutar com ele de surpresa.

É possível chamar jogadores para cobranças ensaiadas em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Cruzamentos e lançamentos

Em faltas mais distantes do gol ou com ângulos menos favoráveis para um chute direito, é possível fazer cruzamentos e lançamentos para os seus jogadores. Use o indicador amarelo para procurar espaços abertos na área e sempre posicione a bola para que ela passe pelos defensores, seja nas costas ou em locais fora de seu alcance.

Faltas mais distantes são ótimas para cruzamentos em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Escanteios

Os escanteios voltaram a ser uma opção eficiente para marcar gols em Fifa 18 e devem ser valorizados como tal. Assim como nos cruzamentos, é importante achar espaços e fugir dos marcadores para conseguir cabecear sem problemas.

É essencial mirar em seus jogadores mais altos para que eles vençam as disputas com mais facilidade. Alguns mais baixos, como o colombiano Falcao Garcia, também contam com atributos de cabeceio altíssimos e devem ser o alvo das suas cobranças.

Procure seus atacantes mais altos nos escanteios de Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Caso seu time não conte com atletas altos e bons cabeceadores ou a área estiver recheada de zagueiros, uma boa opção é pressionar L2/LT para chamar um segundo homem para a cobrança. Assim, você poderá bater um escanteio curto e tentar entrar na área para um passe ou finalização.

Infiltrações pela linha de fundo também funcionam bem e podem render excelentes oportunidades ou até mesmo pênaltis. Procure atletas habilidosos e use fintas para enganar os zagueiros.

L2/LT chama um segundo jogador para escanteios curtos em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Pênaltis

Pênaltis são conhecidos como oportunidades quase certas de gol e devem ser valorizados em Fifa 18. Dessa vez, basta posicionar o cursor e pressionar o botão de chute para efetuar a cobrança de penalidade no game.

A altura da bola é determinada pela potência do chute, então caso queira acertar um dos ângulos, é preciso caprichar na força (veja imagem abaixo), mas sem carregar demais, pois a bola será mandada para longe do gol.

Capriche na força e na mira nos pênaltis de Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

Com o analógico direito, é possível movimentar o seu jogador antes da batida (veja a imagem abaixo). Isso serve tanto para ajustar o corpo do atleta de acordo com a sua batida, como confundir o goleiro. A opção também é uma boa para ambidestros, como Neymar.

Para fazer uma cavadinha, segure L1/LB e então chute. Também dá para chutar colocado segurando R1/RB e então selecionando o canto. Esses tipos de cobranças são cheios de estilo, mas também mais complicados de executar.

Posicione seu jogador de acordo com a batida em Fifa 18 (Foto: Reprodução/Murilo Molina)

O que esperar do Fifa 18? Comente no Fórum do TechTudo!

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.