Um software pode ter tornado os computadores da Lenovo vulner?veis a hackers, segundo usu?rios do f?rum Lenovo. O problema teria origem no Superfish, um adware que rastreia informa??es de uso sem restri??es e afeta o resultado das buscas dos usu?rios, podendo expor dados pessoais, como senhas, dados banc?rios e outras informa??es confidenciais.?Em nota oficial, no entanto, a Lenovo nega que se trate de uma "falha de seguran?a" e explica que o soft n?o ? mais usado.

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espi?es'

Usu?rios comentaram o problema no pr?prio f?rum da Lenovo (Foto: Reprodu??o/Internet)

A not?cia surgiu depois que uma s?rie de den?ncias foram feitas por usu?rios e especialistas no pr?prio f?rum oficial da Lenovo. Admitido pela marca como um programa padr?o para os seus computadores em janeiro, o Superfish estaria em aparelhos das s?ries P, Y e Z e agiria nos navegadores Internet Explore e Google Chrome.?

Como limpar meu PC de v?rus? Comente no F?rum do TechTudo.

Mas o que ? um adware?

Adware ? um tipo de programa que funciona automaticamente para exibir an?ncios durante uma navega??o. Eles buscam analisar os locais de visita e apresentar uma publicidade pertinente aos tipos de conte?dos apresentados nos sites.?

Apesar de ser chato, j? que os programas costumam divulgar uma grande quantidade de an?ncios, na pr?tica um adware n?o ? exatamente um problema ou risco. A quest?o do Superfish em espec?fico ? a falta de seguran?a nesse rastreamento. Resumidamente, o programa n?o respeita uma conex?o segura e ? capaz de fazer leituras de dados at? em p?ginas privadas.

Se voc? ficou preocupado com a seguran?a do seu computador ou simplesmente n?o gosta das publicidades exibidas por algum poss?vel adware, confira esse tutorial que ensina a desinstalar os programas.

A resposta da Lenovo ??

Em um comunicado oficial enviado ao TechTudo, a Lenovo Brasil esclareceu que o Superfish foi pr?-instalado em alguns notebooks exportados, em um per?odo curto de tempo entre setembro e dezembro, para ajudar os clientes a descobrir potenciais produtos do seu interesse enquanto compravam.

No entanto, como o feedback dos usu?rios n?o foi positivo, a Lenovo afirma j? ter tomado as seguintes provid?ncias: ?

1) O Superfish desativou completamente as intera??es com os servidores (desde janeiro) em todos os produtos da Lenovo para que o mesmo n?o fosse mais ativado. Isso desabilita o Superfish para t

... odos os produtos no mercado;

2) A Lenovo parou de pr?-instalar o software em janeiro;?

3) A empresa n?o ir? pr?-instalar este software no futuro.

O comunicado oficial acrescenta, ainda, que foi feita uma investiga??o sobre essa tecnologia e, de acordo com a Lenovo, nada foi encontrado que?fundamentasse poss?veis falhas de seguran?a. Outras avalia??es sobre esta quest?o j? foram prometidas para o futuro e a empresa disponibilizou apoio para tirar d?vidas dos usu?rios em seus f?runs.

Via The Verge?e Lenovo Community.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.