O processo de fabricação do Xbox One X envolve curiosidades como, por exemplo, o uso do lugar mais silencioso do mundo, de acordo com o Guinness World Records, para fazer testes de áudio no console. Antes do lançamento do videogame, o TechTudo teve a oportunidade de visitar a fábrica da Microsoft, em Redmond, nos Estados Unidos. No tour, a empresa revelou alguns fatos curiosos sobre a criação do aparelho, e você confere os pontos mais interessantes na lista a seguir.

Vale lembrar que o Xbox One X chega para bater de frente com o PS4 Pro, da Sony, e tem lançamento marcado para o dia 7 de novembro com o preço de US$ 499 (R$ 1.567, em conversão direta, sem impostos). O valor e a data de desembarque no Brasil, porém, ainda não foram revelados.

Vídeo

1. O design de cada peça foi feito paralelamente

Além de ser o console mais poderoso da Microsoft, o Xbox One X também é o menor e mais compacto da família. Para isso ser possível, a fabricante explica que os componentes foram construídos paralelamente. Ao trabalharem no design de todas as peças ao mesmo tempo, os engenheiros conseguiram planejar onde era necessário diminuir ou aumentar para alcançar o encaixe perfeito dos eletrônicos. Todo o console é produzido a partir de uma só peça maciça de aço.

Xbox One X por dentro (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

2. Peças encaixam como quebra-cabeça

Como as peça

... s foram pensadas de forma paralela, a Microsoft conseguiu que todas encaixassem perfeitamente uma na outra, como se fosse um quebra-cabeça. A montagem é tão minuciosa que quase não há espaço vazio entre os componentes. A placa-mãe, por exemplo, fica agrupada na parte de cima sobre outros eletrônicos, enquanto a ODD (unidade de disco óptico) localiza-se no espaço entre a motherboard e o HD. No fim, o console torna-se apenas uma grande peça integrada – como um quebra-cabeça completo.

Xbox One X tem peças que encaixam perfeitamente (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

3. Apesar de menor, ele é o mais pesado

O Xbox One X é o menor console da família da Microsoft. O novo videogame conta com as dimensões 30 cm x 24 cm x 6 cm, contra 33,3 cm x 26,3 cm x 8 cm do Xbox One "normal" e 29,2 cm x 22,9 cm x 6,35 cm da versão Slim. No entanto, o lançamento é mais pesado do que seus irmãos mais velhos, o XOne e XOne S: ele pesa aproximadamente 3,81 Kg, enquanto os outros têm 3,5 Kg e 2,9 Kg, respectivamente.

Xbox One X é compacto, mas pesado (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

4. Fonte interna

Ao contrário do primeiro Xbox One, em que a fonte era externa, o Xbox One X possui o componente interno. Segundo a Microsoft, a fonte de energia é duas vezes mais poderosa do que a presente no Xbox One S, apesar de ocupar virtualmente o mesmo espaço. Além disso, a fabricante explica que a porta AC foi separada e encontra-se na parte traseira do videogame. Com isso, a ação de conexão e desconexão da porta fica mais simples e familiar aos usuários.

5. Entrada P2 para headset

Diferentemente do primeiro Xbox One, que não contava com entrada analógica para fones de ouvido, o Xbox One X possui conectividade P2 na traseira do console. Agora, o usuário não precisa mais comprar um adaptador externo para escutar seus jogos preferidos. Para isso, basta conectar o headset à entrada do novo videogame.

Entradas na traseira do Xbox One X (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

6. Lugar mais silencioso do planeta

No tour, o TechTudo teve acesso ao lugar mais silencioso do mundo de acordo com o Guinness World Records. O ambiente trata-se do laboratório de som da Microsoft, que está localizado no campus de Redmond, nos Estados Unidos. No local, a fabricante faz testes de áudio de seus produtos, como o Xbox One X e o notebook da linha Surface. No caso do console, a empresa demonstrou a mudança do som de liga/desliga do botão power.

Xbox One X no lugar mais silencioso do planeta (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

7. Bip de liga/desliga mais rápido

Dentro da sala mais silenciosa do mundo, a Microsoft demonstrou que o Xbox One X tem o som de liga/desliga mais rápido. Segundo a empresa, a intenção é demonstrar o poder do console assim que o usuário aperta o botão power. Agora, o intervalo entre o segundo e o terceiro bip é menor – mais precisamente 0,02 segundos mais veloz ou, ainda, 1/3 mais rápido do que a batida de um coração.

8. Scanner de mão

A Microsoft utiliza um scanner para produzir controles que sejam confortáveis para qualquer pessoa. Segundo a companhia, o objetivo é que o produto encaixe em diferentes tamanhos de mãos, seja de homem, mulher ou crianças, com anatomias e dimensões distintas. A fabricante também analisa a forma de segurar o controle e simula as posições em que o usuário senta para jogar, além testar em sofás, cadeiras e outras situações. O scanner de mão estuda formatos e tamanhos de braços, o comprimento dos dedos e a forma em que os jogadores seguram os gatilhos do objeto.

Xbox One X: scanner de mão na fábrica da Microsoft (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

9. Controle gigante

Um curioso controle foi exibido para os jornalistas presentes na visita. Com dimensões gigantes, a Microsoft explica que o controle do Xbox One X tem esse tamanho quando uma criança de cinco anos tenta segurá-lo. No entanto, apesar de ser muito maior, a fabricante defende que pessoas de diferentes idades conseguiriam mexer e alcançar todos os botões. O desafio foi lançado: o TechTudo colocou as mãos no objeto e comprovou que é possível mexer em todos os comandos.

Controles do Xbox: o primeiro à direita é muito maior que o normal (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

10. Xbox One X Project Scorpio

Durante a visita, nós tivemos a oportunidade de conhecer de perto o Xbox One X Project Scorpio. Segundo a Microsoft, o Xbox One X Project Scorpio foi projetado com a proposta de homenagear os fãs da marca, além de consagrar o nome com o qual o console ficou conhecido. Para quem não se lembra, antes de ser anunciado, o Xbox One X era chamado pelo codinome Project Scorpio – em referência à Scorpio Engine, apelido dado ao processador do aparelho.

Project Scorpio é uma edição especial do Xbox One X (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Especificações técnicas do Xbox One X

  • Processador: 2,3 GHz 8 Cores;
  • GPU: 1,172 GHz com 6.0 Teraflops;
  • Memória RAM: 12 GB GDDR5 326 GB/s;
  • Armazenamento: 1 TB;
  • Tamanho: 30 cm x 24 cm x 6 cm;
  • Peso: 3,81 Kgs.

Esta reportagem é a segunda de uma série que publicaremos ao longo desta semana sobre a fábrica do Xbox One X .

* A editora viajou para os Estados Unidos a convite da Microsoft.

PS4 Pro ou Xbox One X: qual é o melhor videogame? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.