Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O erro “Kernel32.dll não encontrado” pode surgir com frequência em computadores equipados com várias versões do Windows, especialmente o Windows 7. A falha costuma ocorrer ao abrir programas como o Google Chrome e o Skype. Em outros casos, é possível perceber o problema ao rodar alguns games no PC.

Em geral, o alerta de erro aparece pela falta de um arquivo importante do sistema operacional, que desapareceu por uma instalação inadequada do software ou por infecção por vírus. Independente da causa, é possível corrigir o mau funcionamento reinstalando a DLL.

O que é Kernel32.dll?

O Kernel32.dll é um arquivo que faz parte do pacote MSDN Disc 2216, essencial para o funcionamento de ferramentas do sistema operacional nos Windows XP, Windows Vista, Windows 7 e Windows 8. Esse tipo de item não pertence a um programa específico, podendo ser ativado por diversas aplicações do PC, dependendo da necessidade.

Quando ocorre uma falha no arquivo DLL, recursos de jogos e apps do computador podem ficar inacessíveis, gerando a mensagem de erro na tela.

O que causa erro no Kernel32.dll?

Arquivos DLL fazem parte do Windows e podem ser danificados por falhas no sistema operacional, seja porque ele foi mal instalado ou porque se trata de uma cópia pirata. No entanto, a causa mais comum de erros de DLL é a influência de vírus, que podem ser removidos por softwares antivírus. A falta do DLL afeta inúmeros programas do PC ao mesmo tempo, mas, felizmente, a solução é simples.

O problema na DLL costuma causar mensagens de erro como:

  • "Kernel32.dll não encontrado."
  • "Kernel32.dll is missing"
  • "O arquivo kernel32.dll está ausente."
  • "Kernel32.dll Violação de Acesso."
  • "Não foi possível registrar o kernel32.dll."
  • "Não foi possível encontrar o C:\Windows\System32\\kernel32.dll."
  • "Não foi possível iniciar o MSDN Disc 2216. Um componente exigido está ausente: kernel32.dll. Por favor, instale novamente o MSDN Disc 2216."
  • "Esta aplicação falhou ao iniciar porque o kernel32.dll não foi encontrado. A reinstalação da aplicação pode reparar este problema."

Reinstalando o programa

Antes de partir para correção manual de um eventual erro de DLL, é recomendado tentar reinstalar o programa cuja abertura causa a falha no computador. Adote essa medida especialmente se a mensagem de alerta surgir somente ao abrir um determinado aplicativo.

Registrando a DLL

Caso uma simples reinstalação não resolva, a próxima tentativa é registrar a DLL novamente no sistema.

Passo 1. Busque pelo Prompt de Comando no Menu Iniciar e execute como administrador.

Execute o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Execute o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Execute o Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando “regsvr32 /u kernel32.dll” (sem aspas) e tecle Enter para cancelar o registro da DLL. Em seguida, insira a linha de código “regsvr32 /i kernel32.dll” para registrar o item novamente. Finalize teclando Enter mais uma vez.

Desfaça e refaça o registro da DLL (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desfaça e refaça o registro da DLL (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Desfaça e refaça o registro da DLL (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Restaurando da lixeira

Em alguns casos o arquivo DLL pode estar intacto no lixo eletrônico.

Passo 1. Abra a lixeira do Windows e busque por “kernel32.dll”. Se encontrar, arraste-o para a pasta C:\Windows\System32 do computador.

Mova a DLL da lixeira para a pasta System32 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outras soluções

Demais meios para resolver um erro na kernel32.dll envolvem reparar o registro geral do Windows, atualizar drivers do computador e executar uma verificação de sistema. Além disso, é possível utilizar um ponto de restauração criado previamente para recuperar o funcionamento do PC antes de surgir o erro de DLL – assim, é possível saber se alguma ação do usuário provocou a corrupção do arquivo.

Nada funcionou?

Se nenhuma solução surtiu efeito, é possível que seu computador esteja infectado com vírus. Atualize seu software antivírus e efetue uma varredura completa. É importante também garantir que o computador está devidamente atualizado, ativando o Windows Update.

Se nada funcionar, a última medida é executar uma reinstalação limpa do sistema operacional, seja no Widnows 7 ou Windows 10.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.