Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O MyAnalytics é um complemento para Outlook que organiza o dia a dia do usuário de acordo com as tarefas a serem cumpridas e pessoas com quem conversar. O recurso cria um painel que mostra estatísticas importantes baseadas nas atividades adicionadas ao calendário e nas mensagens da caixa de entrada. A ideia é que o add-in funcione como uma espécie de assistente pessoal dentro do e-mail, ajudando a organizar tarefas diárias para monitorar compromissos e não deixar nada atrasar.

Vale destacar que a ferramenta é grátis para quem é assinante dos pacotes Office 365 Enterprise ou Office 365 Education e funciona no Outlook 2016 e Outlook 2013 para Windows ou macOS — além do Exchange na web e do Outlook.com no navegador. Veja como instalar a ferramenta e como usá-la no computador.

MyAnalytics é assistente para o Outlook no PC (Foto: Divulgação/Microsoft)MyAnalytics é assistente para o Outlook no PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

MyAnalytics é assistente para o Outlook no PC (Foto: Divulgação/Microsoft)

Como funciona?

O MyAnalytics analisa e-mails e rastreia os destinatários que abriram a mensagem e os anexos enviados. Depois, o add-in diz quanto tempo essas pessoas levaram para ler o conteúdo. De acordo com o tamanho do e-mail, o complemento estima se as pessoas viram rapidamente ou se de fato leram tudo. A partir dessas informações, o usuário vê um painel de estatísticas com a performance de cada e-mail enviado e obtém sugestões para conseguir um número maior de respostas.

MyAnalytics analisa e sugere ações para e-mails, compromissos e pessoas (Foto: Divulgação/Microsoft)MyAnalytics analisa e sugere ações para e-mails, compromissos e pessoas (Foto: Divulgação/Microsoft)

MyAnalytics analisa e sugere ações para e-mails, compromissos e pessoas (Foto: Divulgação/Microsoft)

A ferramenta faz um monitoramento similar no calendário. De acordo com os compromissos marcados e as pendências na sua lista de tarefas, o MyAnalytics sugere bloqueios de horários na agenda para momentos de foco. O usuário pode listar as atividades com prioridade e definir horários da semana para executá-las com mais calma. Quando chega a hora, o Outlook emite uma alerta.

Outra função do MyAnalytics é focada nas pessoas com as quais o usuário mais se comunica pela Internet. Baseado no histórico de troca de mensagens e do calendário, o complemento do Outlook identifica contatos importantes e cria uma notificação especial quando há e-mails não lidos vindos desses remetentes.

MyAnalytics alerta sobre e-mails não lidos de pessoas importantes (Foto: Divulgação/Microsoft)MyAnalytics alerta sobre e-mails não lidos de pessoas importantes (Foto: Divulgação/Microsoft)

MyAnalytics alerta sobre e-mails não lidos de pessoas importantes (Foto: Divulgação/Microsoft)

Vale destacar que todas essas informações só podem ser vistas pelo próprio usuário e não são compartilhadas com a rede de contatos.

Como instalar?

O MyAnalytics é gratuito para quem é assinante dos pacotes Office 365 Enterprise ou Office 365 Education. O recurso é direcionado a administradores de rede que desejam oferecer estatísticas inteligentes para funcionários e alunos de uma empresa ou instituição de ensino. É preciso assinar tanto o plano da Microsoft quanto o serviço do MyAnalytics para que tudo funcione perfeitamente.

Acesse a loja de suplementos do Outlook para baixar o MyAnalytics (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a loja de suplementos do Outlook para baixar o MyAnalytics (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse a loja de suplementos do Outlook para baixar o MyAnalytics (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A partir desse ponto o add-in é livre para baixar na loja de complementos do Outlook — o atalho fica na barra superior do programa em "Loja". O recurso funciona no Outlook 2016 e Outlook 2013 para Windows ou macOS, além do Exchange na web e do Outlook.com no navegador.

Como usar?

Depois de obter o MyAnalytics, o Outlook exibe um ícone do recurso na barra superior. Ao clicar no botão, um painel se abre à direita com um resumo de todas as estatísticas de e-mails, calendário e pessoas. Com um olhar rápido, é possível saber se uma mensagem enviada não foi lida ainda por todos os destinatários; se há tarefas importantes que precisam de horários de foco na agenda; ou se existem documentos para revisar vindos de um contato importante.

MyAnalytics mostra resumo de atividades no Outlook (Foto: Divulgação/Microsoft)

Ao clicar no ícone de gráfico no painel, o MyAnalytics expande e exibe as atividades consolidadas do usuário. Números com horas gastas no e-mail e mensagens lidas e respondidas são organizados para oferecer insights sobre os hábitos de trabalho. Com suas estatísticas pessoias em mãos, a ideia é que seja possível corrigir costumes que afetam a produtividade para melhorar o rendimento.

MyAnalytics mostra estatísticas consolidadas do usuário (Foto: Divulgação/Microsoft)

Como mover mensagens do Outlook? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.