A edi??o anual do?Security Analyst Summit (SAS), evento da?Kaspersky Lab, em Cancun, M?xico, tratou de um tema muito pol?mico: biohack. Uma demonstra??o pol?mica contou com a presen?a de Hannes Sjoblad, representante da Associa??o Sueca de Biohacking, que comentou sobre os riscos e vantagens da t?cnica que insere chips e outros componentes no corpo humano; veja como funciona.

Especialista alerta para softwares que alteram DNS para facilitar ataques

Hannes Sjoblad fazendo um implante de chip no palco, o famoso biohack (Foto: Reprodu??o/Threatpost Kaspersky)

Qual ? o melhor antiv?rus gr?tis? Comente no F?rum do TechTudo

A t?cnica consiste na implanta??o de chips no corpo humano. Estes pequenos aparelhos podem ser usados como forma alternativa de autentica??o, eliminando crach?s e senhas, ou at? para fazer o rastreamento de informa??es de sa?de dos usu?rios.?

Durante o evento de seguran?a digital, Sjoblad apostou no futuro do biohack e teve um chip implantado em uma de suas m?os diretamente no palco por um body piercing. O representante da Associa??o Sueca afirmou que acredita?que os implantes em breve poder?o suplantar chaves de carro, cart?es de proximidade (NFC) e outros autenticadores. Em contrapartida, a tecnologia poder? adicionar um risco para o bem estar f?sico e a privacidade, completou.

Tipos de biohack

O uso de chips NFC implantados tem dois tipos b?sicos de categorias de aplica??o: identifica??o e armazenamento de informa??o. No primeiro, os chips podem ser usados para identificar e autenticar o usu?rio para a entrada em um edif?cio ou a verifica??o de uma transa??o. No segundo, ele pode ser ?til para usar os dados armazenados para personaliza??o. Em um carro, por exemplo, essas informa??es podem servir para ajustar as defini??es do assento e do espelho automaticamente.

Vantagens e riscos

"Estes implantes t?m o potencial de ser usado para logins digital, armazenamento de chaves de criptografia p?blica e, talvez, substituir todas as senhas bobas que n?o funcionam", disse Sjoblad, animado com futuras aplica??es. O representante sueco tamb?m explicou que os dados coletados pelo min?sculo chip APT movido a bateria, podem ser lidos por um aplicativo m?vel.

Do ponto de vista da seguran?a, no entanto, a implanta??o de uma tecnologia de controle apresenta risco f?sico. Isso acontece porque, assim como na atual tecnologia de implante humano, usada em marca-passos, por exemplo, h? o risco de que eles possam ser acessados remotamente por hackers, colocando em risco dados privados e a sa?de dos usu?rios.?

Para

... complicar mais as coisas, existe a quest?o dos dados de sa?de. Monitores rastreiam um grande volume de dados pessoais que seriam muito valiosos se expostos, colocando em risco a privacidade.?

Diante dessas caracter?sticas, a aplica??o de maior potencial para a tecnologia ? o seu uso para substituir senhas, meio de autentica??o com diversos casos de viola??o. "As senhas n?o s?o amig?veis para os seres humanos", defende Sjoblad.

Via?Threatpost



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.