No Doodle do Google desta quinta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, o gigante de buscas comemora também o Dia das Crianças. A celebração difere, porém, da data universal criada pela ONU — que entende que o dia 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança — quando foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança, no ano de 1959.
O Doodle, porém, é o mesmo aplicado a outros países que também trabalham com datas diferentes e não é inédito em 2017. Nele, a empresa de tecnologia trocou as letras que formam a palavra Google por pássaros coloridos, com as cores da companhia, representando a leitura infantil e as brincadeiras offline mais comuns das crianças como pular corda e os balanços dos parques. Aa aves estão sustentadas por uma árvore que lembra os desenhos infantis com óculos e boca.
Doodle do Google Dia das Crianças no Brasil (Foto: Reprodução / Google) No Brasil, a data de 12 de outubro foi aprovada antes disso, na década de 20, pelo Congresso Nacional e assinada pelo presidente Arthur Bernardes — no decreto 4.867, de 5 de novembro de 1924 (camara.leg.br). O texto faz a seguinte afirmação: "fica instituido o dia 12 de outubro para ter logar, em todo o territorio nacional, a festa da criança, revogadas as disposições em contrario". O festejo foi definido durante um congresso, um ano antes, quando foram discutidos os direitos das crianças na América Latina. Curiosamente, a data no Brasil só ficou popular perto de 1960 — quando fabricantes de brinquedos usaram a data comercialmente para fazer promoções de bonecas e carrinhos.
Doodle do Google leva visitantes para a pergunta 'Quando é o Dia das Crianças?' (Foto: Reprodução / Google) Não apenas para entregar presentes e dar doces, a data, ao redor do mundo, serve para avaliar as políticas públicas e de desenvolvimento para crianças sobre temas como saúde, educação e família. Meninos e meninas agradecem a iniciativa.
Dica: não tem foto de Dia das Crianças no seu Facebo...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.