Dois anos depois do Moto X Style (entre outros), a Motorola volta a usar esta letra do alfabeto: a empresa faz nesta quarta-feira (18) o lançamento do Moto X4, smartphone com sistema Android 7.1. O consumidor que desejar comprar o celular tem de desembolsar o preço sugerido de R$ 1.699. As vendas começam hoje mesmo.

O anúncio mundial do Moto X4 ocorreu na feira de eletrônicos de Berlim, a IFA 2017. Menos de dois meses depois, a empresa começa a oferecer o produto no mercado nacional – a montagem ocorre também em fábricas espalhadas pelo país. Confira a ficha técnica e todas as especificações mais abaixo.

O Moto X4 conta com um design moderno, mas que não foge da identidade visual da Motorola. O corpo é todo de vidro (com direito à proteção Gorilla Glass 3) e metal, com direito à proteção contra água no padrão IP68 – o mesmo visto no iPhone 8 e no Galaxy Note 8, apenas para citar alguns. A região frontal tem aspecto 2.5D, enquanto a parte de trás tem aparência 3D – ou seja, a curvatura é mais intensa.

Parte de trás do Moto X4 na cor “topázio” com aspecto de vidro 3D; repare também no calombo onde fica alojada a câmera dupla (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

Ainda na região de trás está um dos pontos de destaque do telefone: a dual camera, também chamada em português de câmera dupla, virou tendência neste ano. Estamos falando do seguinte conj

... unto de lentes/sensores: teleobjetiva de 12 megapixels e abertura f/2.0; e grande angular de 8 megapixels e abertura f/2.2. O equipamento trabalha em conjunto para criar retratos em que o primeiro plano (normalmente pessoas ou objetos) fica nítido, enquanto o restante do cenário (normalmente seria a paisagem) ganha efeito de desfocado.

Durante a cobertura da IFA 2017, escrevi o seguinte sobre este recurso: “A tecnologia da Motorola não parece estar madura o suficiente para uso do grande público. O Moto X4 é capaz de detectar quando há um personagem na frente da câmera e uma grande paisagem por trás. O problema é que muitas vezes os usuários não têm essa realidade em suas vidas. Ao realizar testes em ambiente com luz controlada e muitos objetos por perto, por exemplo, o X4 fica confuso e aplica o efeito de profundidade sem respeitar o contorno das pessoas.” Por ora não temos indícios de que a função foi aprimorada.

A câmera conta com uma “experiência de inteligência”. Por meio da conexão com a Internet, o telefone usa a imagem exibida em tempo real na própria tela para buscar por outras informações sobre um ponto turístico ou um objeto que esteja no enquadramento.

O resultado foi o seguinte ao apontar a câmera do Moto X4 para uma caixa de som Bluetooth da JBL: ele identificou a marca do equipamento e a natureza, mas falhou em dizer que o dispositivo é azul – em vez disso, arriscou que era preto, o que pode ter a ver com a iluminação do ambiente.

Função de reconhecimento de objetos de Moto X4 reconheceu marca da caixa de som (Foto: Thássius Veloso / TechTudo)

O Moto X4 é vendido com corpo totalmente preto ou numa espécie de prata com azul, cujo nome oficial é “topázio”. O hardware inclui tela Full HD de 5,2 polegadas, processador com oito núcleos e velocidade de até 2,2 GHz (Snapdragon 630), memória RAM de 3 GB e armazenamento de 32 GB. O dispositivo suporta cartão de memória microSD com até 2 TB, apesar de não existir no mercado nenhum modelo com tamanha capacidade (o máximo são por volta de 256 GB atualmente).

Detalhes da lateral do Moto X4 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ficha técnica do Motorola Moto X4 no Brasil

  • Lançamento mundial: agosto de 2017
  • Lançamento no Brasil: outubro de 2017
  • Preço de lançamento no Brasil: R$ 1.699
  • Tela: LCD IPS de 5,2 polegadas
  • Resolução da tela: Full HD (1920 x 1080 pixels)
  • Câmera principal: teleobjetiva de 12 megapixels e abertura f/2.0; grande angular de 8 megapixels e abertura f/2.2
  • Câmera frontal: 8 megapixels e abertura f/2.0
  • Processador: octa-core de até 2,2 GHz (Qualcomm Snapdragon 630)
  • Memória RAM: 3 GB
  • Armazenamento: 32 GB
  • Cartão de memória: aceita microSD de até 2 TB, apesar de não existir no mercado
  • Bateria: 3.000 mAh com a tecnologia de recarga rápida TurboPower
  • Sistema: Android 7.1 Nougat, com atualização garantida para o Android 8 Oreo
  • Cores: preto e prata (“topázio”)
  • Dimensões: 148,35 x 73,4 x 7,99 mm
  • Peso: 163 gramas

O jornalista viajou para São Paulo a convite da Motorola.

Devo comprar o Moto G5 ou o Moto G5 Plus? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.