Há vários motivos para que uma TV não ligue ou funcione corretamente. Entre as opções, é possível que o problema esteja nos cabos, no display ou até mesmo na tomada, por exemplo. Para algumas situações, existem maneiras eficazes de descobrir qual é a real origem do defeito.

Para ajudar a solucionar esse problema, veja algumas dicas para descobrir por que a sua televisão não está ligando corretamente. Confira, abaixo, e realize os testes no seu aparelho. É importante ressaltar que, caso o problema persista, o ideal é levar a sua TV na assistência técnica especializada a fabricante do aparelho.

Veja como descobrir por que sua TV não está ligando (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O cabo está bom?

Uma das origens do problema da sua TV pode ser o cabo de energia. Como é através dele que o aparelho é ligado, se houver algum problema com o cabo, a televisão não irá funcionar. Portanto, antes de qualquer coisa, certifique-se que a fonte não está quebrada, se os fios estão bem encapados ou se os pinos não estão tortos. A dica para isso é testar a tomada com outro aparelho ou a TV com outro cabo da mesma marca para ter certeza que o problema realmente não é a fonte.

O controle remoto está 100%?

Como algumas TVs mais modernas hoje já vêm sem botões, a única maneira de ligá-las é usando o controle remoto. Logo, caso haja algum defeito, não será possível acionar o comando "power/ligar da televisão.

... a resolver o problema

Veja se o problema da sua TV não está, na verdade, no controle Lucas Mendes/TechTudo (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Se esse for o seu caso, procure maneiras de garantir que o problema não está no controle. Para isso, você pode testá-lo em outro aparelho da mesma marca ou trocar as pilhas. Outra dica: normalmente, os controles emitem uma pequena luz quando algum botão é pressionado. Se a luz do seu controle estiver acendendo/piscando, é porque ele está funcionando corretamente.

A tomada está funcionando corretamente?

Outra possível causa são as tomadas. Caso elas estejam com algum defeito, a TV não será alimentada pela energia e, consequentemente, não ligará. Para realizar um teste, ligue outro tipo de aparelho na mesma tomada da sua TV. Caso funcione corretamente, significa que a razão pela qual sua televisão não liga também não está na tomada.

Os inputs e os cabos estão limpos?

Um dos problema que impedem o bom funcionamento dos aparelhos é a limpeza dos cabos e das entradas/conexões. Se houver muito acúmulo de poeira ou outras substâncias, é possível que esse seja um dos motivos para que sua TV não ligue. Portanto, limpe bem os inputs e os cabos da TV.

Certifique-se de que os cabos e as entradas da TV estão limpas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

O problema é o display?

Caso você comece a achar que o problema da sua televisão está apenas no display — ou seja, a TV liga, mas a tela permanece escura —, há uma maneira bem simples de testar: aumente o volume. Se o som começar a sair, significa que sua televisão está funcionando, mas a tela está com algum defeito apenas na reprodução das imagens como um display queimado ou problemas com pixels.

Procure uma assistência técnica

Por fim, caso você não tenha conseguido descobrir qual é a origem do problema da sua TV com as dicas acima, a solução é levar a televisão para uma assistência técnica especializada. De modo geral, o contato deles fica disponível na caixa e no manual do aparelho ou mesmo no site oficial da fabricante.

Qual é a melhor Smart TV LED para comprar no Brasil? Comente no Fórum TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.