Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Zenfone 5 e o Moto G3 são smartphones mais antigos, lançados respectivamente em 2014 e 2015,mas que ainda podem ser encontrados em lojas tradicionais. Os telefones são alternativas para quem deseja um produto mais barato e não se importa com especificações ultrapassadas. Em comum, eles têm a tela de 5 polegadas, com resolução HD, e as mesmas quantidades de memória. O Moto G3, no entanto, sai na frente quando o assunto é câmera e bateria.

Está em dúvida em qual escolher? Veja abaixo um comparativo de ficha técnica entre os smartphones da Asus e Motorola e descubra qual combina mais com as suas necessidades.

Testamos o Moto G 3 à prova d'água

Testamos o Moto G 3 à prova d'água

Design

O Moto G3 passou por uma renovada no visual em relação versão a anterior, o Moto G2. O modelo tem bordas arredondadas, textura na capa e um detalhe que imita metal na parte traseira. O smartphone traz proteção IPX7, que permite o mergulho por, no máximo, 30 minutos em até 1 metro de profundiade. O smartphone pesa 155 g e tem espessura de 11,6 mm. Ele está disponível nas cores preto e branco e, na versão Colors, traz capas traseiras coloridas.

Já o Zenfone 5 manteve as características principais dos smartphones da Asus. O aparelho traz traseira côncava com toque emborrachado, botões capacitivos, bordas mais avantajadas e detalhes na parte frontal inferior em aço escovado. Ele é um pouco mais leve que o Moto G 3, com 145 g, e um pouco mais fino, com 10,44 mm de espessura. O smartphone, no entanto, não conta com nenhuma proteção contra água e poeira. O celular está disponível em três cores: preto, branco e vermelho.

Testamos o ZenFone 5; veja a análise completa

Testamos o ZenFone 5; veja a análise completa

Tela

No quesito tela, os dois aparelhos são bastante semelhantes. Tanto o Moto G 3, como o Zenfone 5 possuem display LCD com tecnologia IPS de 5 polegadas, resolução HD (1280 x 720 pixels) e densidade de 294 ppi. Ambos os smartphones contam com proteção Gorilla Glass 3, o que torna a tela mais resistente contra riscos e arranhões. Apesar de serem telefones antigos, os displays dos modelos ainda apresentam características aceitáveis para os padrões atuais, com qualidade semelhante a celulares mais básicos.

Moto G 3 possui câmera traseira com 13 MP  (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Moto G 3 possui câmera traseira com 13 MP  (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Moto G 3 possui câmera traseira com 13 MP (Foto: Luana Marfim/TechTudo)

Câmera

No quesito câmera está uma das principais diferenças entre os smartphones. Enquanto o Moto G3 traz um sensor traseiro de 13 megapixels e flash duplo, o Zenfone 5 conta com câmera principal de 8 MP e flash simples. Ambos possuem lentes com abertura f/2.0. Na câmera frontal, o aparelho da Motorola também tem uma boa vantagem, com sensor de 5 megapixels. Já o Zenfone 5 traz sensor frontal de 2 MP para selfies. A semelhança entre os modelos está na capacidade de gravação em Full HD a 30 frames por segundo e nas imagens em HDR.

Em nosso teste, as fotos da câmera principal do Moto G3 tiveram como destaque a fidelidade de cores. No entanto, a câmera frontal apresentou um balanço de branco desajustado, dando como resultado um imagem mais clara que a real. Já as imagens do Zenfone 5 não chegaram a surpreender, apresentando ruídos, como granulados, frequentemente. A câmera frontal, por sua vez, se mostrou suficiente para chamadas em vídeo. O destaque ficou por conta da função espelho, intessante para quem quer tirar selfies.

Zenfone 5 traz opções de 8 GB e 16 GB de armazenamento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 traz opções de 8 GB e 16 GB de armazenamento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Zenfone 5 traz opções de 8 GB e 16 GB de armazenamento (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Armazenamento

Os aparelhos são semelhantes nesse ponto. Tanto o Moto G3, como o Zenfone 5 são vendidos com opções de 8 GB e 16 GB de memória interna. Além disso, ambos os celulares são compatíveis com cartões microSD de até 32 GB.

Processador e memória RAM

Além da diferença no armazenamento interno, o Moto G3 também apresenta opções com diferentes quantidades de memória RAM. O modelo conta com um processador quad-core de até 1,4 GHz que pode trabalhar em conjunto com RAM de 1 GB ou 2 GB. Durante nossos testes, a sensação foi de que o desempenho poderia ser melhor. Em tarefas rotineiras, como abrir apps ou conversar em mensageiros, o smartphone apresentou pequenos travamentos com certa frequência.

Já a Asus lançou o Zenfone 5 com duas opções de processador, ambos da Intel. O chip do celular pode ser o Intel Atom dual-core de 1,2 GHz ou de 1.6 GHz. De qualquer forma, os dois modelos vêm acompanhados de memória RAM de 2 GB. Durante os testes, o aparelho teve bom desempenho em tarefas mais básica. Seu problema foi o aquecimento em excesso ao rodar aplicações mais pesadas.

Moto G 3: conheça três pontos positivos e três negativos do smartphone

Moto G 3: conheça três pontos positivos e três negativos do smartphone

Sistema

Ambos os celulares rodam Android, mas o Moto G3 possui uma vesão mais avançada do sistema. Ele vem de fábrica com Android 5.0 Lollipop, mas pode ser atualizado para o 6.0 Marshmallow. Já o Zenfone 5 vem com o Android 4.3 Jelly Bean instalado de fábrica, mas pode ser atualizado até a versão 5.0 Lollipop. Enquanto a Motorola utiliza uma versão pura do Android, a Asus oferece uma interface personalizada.

Bateria

O Moto G 3 traz uma bateria com 2.470 mAh de capacidade, que durou até um dia e meio com o aparelho conectado à internet e com o uso de aplicativos de redes sociais e mensagens. Já o Zenfone 5 possui uma bateria de com uma capacidade um pouco menor: 2.110 mAh. Em uso moderado conectado à Internet, o aparelho conseguiu ficar ligado durante um dia completo, de acordo com o nosso review.

Zenfone 5 possui tela com resolução HD e roda Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Zenfone 5 possui tela com resolução HD e roda Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Zenfone 5 possui tela com resolução HD e roda Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Preço e disponibilidade

Por incrível que pareça, os dois smartphones ainda podem ser encontrados à venda no Brasil. O Moto G 3 DTV Colours é o modelo mais comum nas lojas. Essa versão do aparelho traz memória RAM de 1 GB, armazenamento de 16 GB e TV digital. O preço sai por volta de R$ 700. Já o Zenfone 5 é mais difícil de ser encontrado. Em buscas na Internet, só foi possível achar a versão com processador de 1,6 GHz, RAM de 2 GB e memória interna de 8 GB. Seu preço médio é de R$ 500.

Comprar esses aparelhos novos hoje em dia não é mais tão vantajoso. Atualmente há novas versões com hardware mais atual - como o Moto G5 - que oferecem uma vida útil melhor. Mas se o dinheiro estiver curto e for possível encontrar esses modelos de segunda mão por um preço mais justo, eles podem quebrar o galho. Tarefas mais básicas, como navegação na internet e aplicativos de mensagens, não devem ser problema para o Moto G3 e o Zenfone 5.

Qual é o melhor celular intermediário? Opine no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.