O PicsArt é um aplicativo gratuito que permite aplicar efeitos, recortes e fazer montagens em fotos salvas no celular. Entre suas funções está uma ferramenta para criar capas para perfis e páginas do Facebook. Com o recurso, é possível inserir desenhos, figurinhas, fotos e frases na imagem para criar uma capa única que chame atenção para seu perfil na rede social.

No tutorial a seguir, veremos como editar uma foto de capa nas dimensões corretas e como realizar o upload da imagem no Facebook. Os passos são os mesmo na versão para celulares Android e iPhone (iOS) do aplicativo.

Tutorial mostra como retirar criar foto de capa para o Facebook com o app PicsArt (Foto: Marvin Costa/TechTudo)

Como criar uma imagem de capa para o Facebook

Passo 1. Abra o PicsArt e toque no ícone de mais (+). Em seguida, escolha a opção "Desenhar".

... 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">

Caminho para usar a ferramenta de desenho do aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque em "Criar Novo" e escolha a opção "Capa do Facebook".

Ação para escolher criar uma capa para Facebook no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 3. Escolha um fundo e vá no ícone de seta, no canto superior direito da tela, para prosseguir. Com a imagem e o fundo definidos, toque na ferramenta de cor, no canto inferior direito da tela.

Opção para escolher fundo e cores para ferramenta de criação de capa do Facebook no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 4. Escolha uma cor e toque no ícone de visto. Em seguida, selecione a ferramenta "Pincel".

Opção para definir a cor das ferramentas no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 5. Escolha um padrão de pincel e toque no ícone de visto. Arraste um dedo sobre o local da imagem que deseja aplicar o pincel para conferir o resultado. A qualquer momento, é possível mudar o padrão para criar diferentes rabiscos e figuras. Para seguir, clique no ícone de caractere, como mostra a imagem abaixo.

Opção para escolher um padrão de pincel no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 6. Toque em uma das fontes e, em seguida, em "Adicionar Texto". Escreva a frase que deseja e vá em "Aplicar".

Opção para adicionar texto em uma foto de capa do Facebook criada no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 7. Arraste o dedo pela imagem na direção que desejar para inserir o texto. Em seguida, toque no ícone que abre a seleção de formas e escolha um dos padrões indicados. Para prosseguir, clique no símbolo de visto.

Opção para inserir formas em uma imagem de capa do Facebook criada no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 8. Arraste o dedo no local onde deseja inserir a forma escolhida. Nesse momento, toque no ícone de camadas, no canto inferior direito da tela, e escolha se deseja aplicar fotos do aparelho ou um adesivo do PicsArt. Para esse exemplo, utilizaremos uma figurinha do app, mas o procedimento é o mesmo para fotos.

Opção para adicionar fotos ou adesivos em uma foto de capa do Facebook criada no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 9. Toque em uma figurinha para que ela seja aplicada na imagem. Feito isso, selecione o ícone de seta, no canto superior direito da tela.

Opção para aplicar um adesivo e salvar a foto de capa do Facebook criada no PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 10. Escolha a opção "Salvar e compartilhar". Em seguida, toque em Salvar".

Opção para salvar a foto de capa para o Facebook criada no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 11. Para que a imagem seja baixada para seu aparelho, toque novamente em "Salvar". Em seguida, escolha uma das opções de compartilhamento para enviar a foto para redes sociais ou para amigos por meio de mensageiros. Vale lembrar que a imagem contém as dimensões exatas para atualizar a foto de capa pela versão web do Facebook. No entanto, como veremos a seguir, o procedimento também é possível pelo celular.

Opção para salvar e compartilhar uma foto de capa do Facebook criada no aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Como enviar a imagem de capa

Passo 1. Acesse seu perfil no Facebook pelo celular e toque em "Editar", no canto inferior direito de sua foto de capa atual. Em seguida, escolha a opção "Carregar foto".

Opção para escolher uma nova foto de capa para o Facebook criada através do app PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Toque na imagem de capa que criou e posicione a arte da maneira que desejar. Para efetivar a mudança, clique em "Salvar".

Opção para fazer o upload de uma foto de capa do Facebook criada pelo aplicativo PicsArt (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Use a dica para criar fotos de capa para páginas que você gerencia ou para chamar atenção de seu perfil pessoal.

Quais os melhores aplicativos para edição de foto? Opine no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.