Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O Instagram possui uma integração com o Twitter que está longe do ideal. Ao compartilhar uma foto na forma de um tweet, o microblog importa apenas o texto e publica um link para a imagem, sem incorporar a mídia no mesmo post. Entretanto, com um truque simples, é possível compartilhar a fotos do Instagram como uma imagem nativa no Twitter — ou seja, no post. A dica é usar uma receita oficial do Instagram para o IFTTT, que faz o processo de forma automática.

Saiba como publicar as suas fotos do Instagram direto no Twitter usando o IFTTT. O procedimento para dar as permissões necessárias foi realizado pelo computador, mas depois de configurado, o recurso vai funcionar no seu celular sem a necessidade de nenhum passo ou permissão adicional no aplicativo.

Como postar fotos do Instagram automaticamente no Twitter (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)Como postar fotos do Instagram automaticamente no Twitter (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Como postar fotos do Instagram automaticamente no Twitter (Foto: Melissa Cruz/TechTudo)

Passo 1. Acesse a página da receita no site do IFTTT (ifttt.com/applets/tweet-your-instagrams-as-native-photos-on-twitter) e clique em "Get Started";

Ativando applet do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando applet do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Ativando applet do IFTTT (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Será necessário fazer login no IFTTT. Você pode usar a sua conta do Google, a do Facebook ou entrar com o seu nome de usuário e senha em "sign in". Caso não possua uma conta, clique em "sign up" para criá-la gratuitamente;

Faça login ou crie uma conta gratuita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Faça login ou crie uma conta gratuita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Faça login ou crie uma conta gratuita (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, clique em "Turn on" para ativar a receita do IFTTT;

Ative a funcionalidade (Foto:  Reprodução/Helito Bijora)Ative a funcionalidade (Foto:  Reprodução/Helito Bijora)

Ative a funcionalidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Será necessário conceder permissão à sua conta do Instagram e do Twitter. Para isso, clique em "Ok";

É necessário autorizar o acesso às suas contas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)É necessário autorizar o acesso às suas contas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

É necessário autorizar o acesso às suas contas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. A página do Instagram será aberta e, caso necessário, você deve fazer login em sua conta. Depois, basta clicar em "Authorize" para permitir o acesso;

Permita que o IFTTT acesse o seu Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Permita que o IFTTT acesse o seu Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Permita que o IFTTT acesse o seu Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Da mesma forma, a página do Twitter será aberta. Caso necessário, faça login e clique em "Autorizar aplicativo" para permitir que o IFTTT acesse a sua conta;

Permita que o IFTTT acesse o seu Twitter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Permita que o IFTTT acesse o seu Twitter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Permita que o IFTTT acesse o seu Twitter (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Por fim, a página da receita no IFTTT será carregada. Caso todas as autorizações tenham sido concedidas, o botão "On" estará visível. Isso indica que a ferramenta está ativa e funcionando.

Recurso ativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Recurso ativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Recurso ativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Após realizar o procedimento, basta publicar uma foto normalmente no Instagram para que ela seja enviada ao Twitter automaticamente, faça um teste.

Como desativar

Passo 1. Caso queira desativar a ferramenta, você deve voltar ao site do IFTTT e clicar em "My Applets";

Acesse os seus applets (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse os seus applets (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Acesse os seus applets (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Agora, localize o applet de nome "Tweet your Instagrams as native photos on Twitter" e clique sobre ele;

Abra o applet do Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o applet do Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Abra o applet do Instagram (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, clique sobre o botão "On" para desativar a função. O fundo ficará cinza, indicando que o applet está desativado.

Recurso desativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Recurso desativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Recurso desativado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Outra de forma de fazer isso é revogar o acesso ao app do IFTT no Twitter.

Aproveite o recurso para publicar as suas fotos do Instagram como fotos nativas no Twitter.

Qual a sua rede social favorita? Responda no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.