Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Google Assistente permite enviar e-mails usando apenas comandos de voz no celular Android. A dica é interessante para quem não deseja perder tempo digitando textos longos ou quando é necessário responder algo urgente na rua ou no trânsito, sem colocar em risco a segurança do usuário.

Não é necessário tocar na tela para executar ações, nem instalar apps extras no smartphone. Além disso, o recurso funciona com comandos em português. É possível selecionar o destinatário do e-mail e ditar o recado de forma completa, enviando automaticamente pelo Gmail. Descubra como usar no passo a passo deste tutorial.

Vídeo mostra como usar a voz para escrever no WhatsApp para Android

Vídeo mostra como usar a voz para escrever no WhatsApp para Android

Antes de começar, saiba que é interessante habilitar o recurso para desbloquear a tela usando comandos de voz no Android. A função é importante, principalmente, se for utilizar o smartphone enquanto dirige, para não perder tempo digitando senhas de desbloqueio.

Passo 1. Para começar a enviar seu e-mail, ative a assistente do Google no celular Android usando o comando de "Ok, Google". Em seguida, dê o comando "Enviar um e-mail".

Ative a assistente do Google no celular e adicione o comando para enviar e-mail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ative a assistente do Google no celular e adicione o comando para enviar e-mail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ative a assistente do Google no celular e adicione o comando para enviar e-mail (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Uma aba de sua conta do Gmail será aberta automaticamente. Note que quando o microfone colorido da base indicar uma sequência de pontos significa que a assistente está ouvindo seus comandos. Diga primeiro o nome e sobrenome do destinatário para encontrá-lo na lista de contatos do Gmail. Observe que ele será adicionado para envio.

Adicione o destinatário do e-mail com comando de voz no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione o destinatário do e-mail com comando de voz no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione o destinatário do e-mail com comando de voz no celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Em seguida, será habilitado o espaço de "Mensagem". Automaticamente, a assistente do Google começa a ouvir o usuário, como mostra os pontinhos na base da tela. Dite o recado do corpo do e-mail. O texto será adicionado no espaço indicado.

Adicione a mensagem do corpo do e-mail por comando de voz no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Adicione a mensagem do corpo do e-mail por comando de voz no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Adicione a mensagem do corpo do e-mail por comando de voz no celular Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Por fim, confira o e-mail e, caso esteja tudo certo, diga o comando "Enviar". Se deseja corrigir a mensagem, diga "Alterar". Aguarde alguns segundos para a confirmação do envio.

Envie o e-mail usando a voz no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Envie o e-mail usando a voz no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Envie o e-mail usando a voz no Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Como recuperar a conta do Gmail? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.