Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O serviço de streaming do aplicativo Groove Music está com os dias contados, como anunciou a Microsoft no início de outubro. A partir de 31 de dezembro de 2017, o app não fará mais o streaming ou reproduzirá qualquer conteúdo do Groove Music Pass. As opções para comprar e baixar as faixas também ficarão indisponíveis. Entretanto, o app nativo do Groove Music continuará reproduzindo as canções já adquiridas e baixadas ou enviadas para o OneDrive.

Como opção, a empresa fez uma parceria com o Spotify, para que seus atuais assinantes não percam conteúdo e possam migrar para uma plataforma similar — com direito a bônus inicial na assinatura premium de meses grátis. Saiba como baixar suas músicas do app e outros detalhes do processo de transferência.

Groove faz parceria com Spotify (Foto: Reprodução/Microsoft)Groove faz parceria com Spotify (Foto: Reprodução/Microsoft)

Groove faz parceria com Spotify (Foto: Reprodução/Microsoft)

Aplicativo e o serviço de streaming

A Microsoft explica que o aplicativo Groove Música continuará funcionando normalmente após 31 de dezembro, para quem já tiver instalado ou com músicas compradas e adicionadas na biblioteca, com exceção de conteúdo transferido do Groove Music Pass. Porém, funções como compra de novas músicas, baixar conteúdo e streaming serão desativadas em definitivo após esta data.

Ou seja: ele deve continuar funcionando apenas offline, como um player.

Groove será desativado após 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Groove será desativado após 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Groove será desativado após 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como baixar as músicas?

Quem comprou músicas no Groove poderá baixá-las até 31 de dezembro. Após o prazo, não será permitido realizar essa ação. É possível transferir para qualquer dispositivo Windows de sua preferência, enviando-as para a nuvem do OneDrive.

Para baixar, abra o Groove, acesse a coleção e ative o filtro "Comprado". Em seguida, clique com o botão direito nos arquivos desejados e selecione "Download" no menu que se abrir. A transferência varia de tempo, de acordo com a velocidade de conexão e do equipamento que está usando. Canções baixadas no Groove Music ou OneDrive poderão ser reproduzidas após 31 de dezembro.

É possível baixar músicas do Groove Music antes de 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)É possível baixar músicas do Groove Music antes de 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

É possível baixar músicas do Groove Music antes de 31 de dezembro (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Reembolso para assinatura e passe anual

O Groove Music funcionava com um serviço de assinatura e incluía, entre suas opções, um passe anual. Se você adquiriu este pacote recentemente, e sua assinatura anual ultrapasse 31 de dezembro — e tenha validade até, no máximo, 1º de fevereiro de 2018 — a Microsoft dará um reembolso, que pode ser em devolução ao seu cartão de crédito ou, se não for possível, em vale-presente para gastar na Microsoft Store, com 120% do valor pago. Também é possível cancelar a assinatura antes do prazo e receber reembolso no mesmo formato.

Serviço terá reembolso e parceria com Spotify após o fim (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Serviço terá reembolso e parceria com Spotify após o fim (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Serviço terá reembolso e parceria com Spotify após o fim (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Já os assinantes mensais contam com a opção de cancelamento comum antes de 31 de dezembro. Se, por um acaso, o pacote de assinatura se estender após esta data, um reembolso no mesmo formato já descrito será fornecido ao usuário. Entretanto, é possível optar por simplesmente desativar a renovação automática.

Além disso, quem comprou um código do Groove Music Pass, que fornece a assinatura do serviço, e ainda não o ativou, já não poderá usá-lo. Esta opção encerrou em 2 de outubro. Para receber um reembolso é preciso entrar em contato com o suporte técnico da Microsoft. Quem obteve acesso ao Music Pass de forma promocional, período gratuito ou a partir de outros serviços, não se classifica.

Por fim, vale lembrar que sua assinatura Groove Música não será transformada automaticamente em uma assinatura premium do Spotify após 31 de dezembro.

Mover suas músicas para o Spotify e assinatura premium

A partir de uma atualização no aplicativo do Groove Music já é possível fazer a transferência de listas e arquivos para o Spotify. O conteúdo do Groove Music Pass poderá ser transferido somente até 31 de janeiro de 2018. A transferência para o outro serviço não afeta o funcionamento das músicas no aplicativo do Groove até o fim do serviço.

É necessário ter um computador com Windows 10 ou Xbox One para transferir playlists e a coleção de músicas do Groove Music Pass. Ao concluir, você poderá ouvir as canções no Spotify em qualquer aparelho compatível com o serviço.

No Spotify será possível salvar suas listas do Groove (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)No Spotify será possível salvar suas listas do Groove (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

No Spotify será possível salvar suas listas do Groove (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Pode acontecer de nem todas as músicas serem transferidas, no caso de ela não existir no Spotify. Se este for o cenário, um arquivo chamado “GrooveMigration.txt” será criado no seu computador, se estiver utilizando Windows 10, com a lista total de canções que não foram contempladas com a transferência. O arquivo fica armazenado no seguinte local: “C:\usuários\[nome de usuário]\Músicas\”.

O Spotify não poderá fazer streaming de músicas armazenadas no OneDrive ou no Groove Música. Apenas se for transferida para seu próprio serviço. Vale lembrar que novos usuários do Spotify já contam com 30 dias de gratuidade na assinatura — mas se você realizar a transferência do Groove antes de 31 de janeiro de 2018, receberá 60 dias de gratuidade.

Deezer também é opção para continuar ouvindo música no Windows (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Deezer também é opção para continuar ouvindo música no Windows (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Deezer também é opção para continuar ouvindo música no Windows (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Via Microsoft

Qual é o melhor serviço de streaming de música? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.