A Geforce GTX 1070 Ti é a nova placa de vídeo da Nvidia para o mercado das intermediárias de alta performance, que foi anunciada no fim de outubro. Além de precisar vencer modelos da própria Nvidia, como a GTX 1080, a novata encara a competição pesada das placas da AMD: em especial da “intermediária top de linha” entre as Radeon: a RX Vega 56.
A seguir, o TechTudo compara os recursos e as especificações técnicas das duas GPU's. Veja o comparativo para saber quais são as diferenças e semelhanças entre as placas. Placa de vídeo GTX 1080 Ti da Asus ganha edição Assassin's Creed Origins
1070 Ti tem processador mais rápido, mas perde na RAM (Foto: Divulgação/Nvidia)
Especificações A placa da Nvidia sai na frente porque é mais rápida em termos nominais de processamento: o processador da 1070 Ti roda entre 1.607 e 1.683 MHz. Do outro lado, a Vega 56 tem velocidades que giram entre 1.156 e 1.471 MHz. O trunfo da AMD, no entanto, está na tecnologia de memória RAM. Embora a Radeon tenha os mesmos 8 GB da Geforce, há uma diferença de padrão tecnológico. Na placa da AMD, a memória é tipo HBM2, mais rápida, eficiente e econômica que o antigo GDDR5 da placa da Nvidia. O resultado é que a Radeon troca dados entre processador gráfico e RAM a uma velocidade que pode chegar a 409 GB/s (gigabytes por segundo). A Geforce fica perto da metade disso, com uma banda de 156 GB/s.
Desempenho
Vega 56 tem poder bruto de processamento maior; benchmarks dirão se a vantagem se confirma em jogos e aplicativos (Foto: Divulgação/Asus) No momento, sem testes práticos, é impossível dizer quem é a mais rápida: a GTX 1070 Ti chega ao mercado em novembro. Mas, em virtude das diferenças entre as duas – maior velocidade de processamento na GTX 1070 Ti e memória mais eficiente na Vega 56 – reforçam a ideia de que a performance deverá ser semelhante. Em termos de performance bruta, é possível comparar o poder de processamento computacional das duas placas. Nessa métrica, a vantagem é até grande para a placa da AMD: são 10,5 teraflops contra 8.1 teraflops da placa da Nvidia (diferença em muito explicada pela vantagem de memória da placa da AMD).
Realidade virtual e 4K Alta resolução e realidade virtual são situações em que as placas de vídeo são confrontadas com alta demanda de processamento. A cada segundo, gigabytes de informação precisam transitar entre memória e processador para que a qualidade da imagem seja fiel e para que os cenários reajam corretamente às ações do usuário...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.