O arquivo msvcp110.dll está associado a aplicações desenvolvidas principalmente para Windows 8 Pro, e é essencial para o funcionamento de alguns programas e games. Quando o componente está faltando, o computador pode apresentar erro e parar de abrir certos apps e jogos que precisam dos seus recursos. A solução mais simples envolve baixar a dll novamente. No entanto, falhas mais sérias, que vão de HD corrompido a infecções por vírus, também podem ser a causa. Veja como o problema pode afetar o PC e como resolvê-lo.

Jogos e aplicativos que podem ser afetados

Na falta do msvcp110.dll, os programas e jogos abaixo podem parar de funcionar e apresentar erros como “msvcp110.dll não encontrado”, “o arquivo msvcp110.dll está ausente” ou “Não foi possível encontrar o C:\Windows\System32\\msvcp110.dll.”.

Como resolver?

Verifique se todas as atualizações do Windows estão instaladas. Em geral, manter o Windows Update no automático garante um sistema sempre atualizado. Outra providência que pode surtir efeito é reinstalar o programa ou jogo associado à falha – resolvendo erros como “Esta aplicação falhou ao iniciar porque o msvcp110.dll não foi encontrado. A reinstalação da aplicação pode reparar este problema”.

Se mesmo assim o problema insistir em aparecer, é preciso recorrer a um novo download do arquivo dll – sempre no site oficial para evitar erros como “msvcp110.dll não foi criado para ser executado no windows”.

Passo 1. Acesse a página da Microsoft (microsoft.com) e faça o download da versão mais recente do Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update.

Baixe o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 (Foto: Reprodu

... ção/Paulo Alves)

Passo 2. Na tela seguinte, escolha entre as versões de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64) e clique em “Next” para baixar.

Escolha a versão e baixe (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após o download, execute o arquivo EXE e selecione “Repair” na janela do programa. Finalize a instalação e reinicie o computador para checar se o problema com o msvcp110.dll foi solucionado.

Repare o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Outras soluções

Se o erro persistir, é possível que haja um problema mais sério no computador. Atualize e faça uma varredura com um software antivírus para descartar malware. Se houver algum tipo de infecção, remova o item para a quarentena e tente instalar o Visual C++ Redistributable for Visual Studio 2012 Update novamente, seguindo os passos acima.

Corrija erros do disco

Falhas em arquivos dll também podem estar relacionadas a erros no disco rígido do computador. Use um comando no Prompt de Comando para checar a integridade do HD.

Passo 1. Acesse o menu Iniciar, digite Prompt de Comando e execute como administrador.

Abra o prompt com administrador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Digite o comando “sfc /scannow” (sem aspas) e tecle Enter. A varredura pode levar vários minutos, dependendo da capacidade do HD. Se houver erros, o Windows irá exibir uma lista de falhas e as devidas as ações a serem tomadas para tentar resolvê-las sem precisar de reparo físico.

Faça uma varredura por problemas no disco do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Registre novamente a dll

Quando programas e jogos acusam erros como “violação de acesso” ou “não foi possível registrar o msvcp110.dll”, é recomendável registrar novamente a dll no Windows. Para isso, acesse o Prompt de Comando e insira a linha “regsvr32 msvcr110.dll” (sem aspas) e dê Enter.

Registre a dll novamente no Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Reinstale o Windows

Em último caso, se todas as soluções se esgotarem, é possível tentar recuperar o Windows para acabar com o erro no msvcr110.dll. Primeiro, reestabeleça um ponto de restauração criado previamente. Se isso não resolver – ou se o ponto não existir – recorra à reinstalação limpa do Windows no PC.

Essa última providência pode ser a única aplicável quando o usuário encontra o alerta “Não foi possível iniciar o Windows 8 Pro. Um componente exigido está ausente: msvcp110.dll. Por favor, instale novamente o Windows 8 Pro”.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Responda no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.