A GoPro Hero5 Black e a Xiaomi Yi 4K são câmeras de ação com resolução 4K que estão há algum tempo no mercado e já contam com modelos mais recentes, a Hero6 Black e a Yi 4K+ (Plus). Embora apresentem a mesma resolução máxima para vídeo, os dois aparelhos possuem especificações e preços bem diferentes.

A seguir, você confere o comparativo de ficha técnica entre a Hero5 Black e a rival da marca chinesa. Descubra qual das duas opções pode atender melhor às suas necessidades.

Qualidade de imagem e som

Em termos de qualidade de imagem, o usuário pode esperar performance equivalente entre as duas câmeras. Ambas apresentam sensor de 12 megapixels e são capazes de captar vídeo em resolução 4K a uma taxa máxima de 30 quadros por segundo.

Entretanto, a câmera da Xiaomi chama atenção por conta da presença de um recurso que mantém o autofoco calibrado durante a gravação de vídeos. A função corrige em tempo real a precisão do foco e pode resultar em vídeos com pegada mais profissional.

Ao contrário da Hero4 Black, a Hero5 é à prova d'água sem a necessidade de cases (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Embora nenhuma delas tenha suporte ao HDR, a Hero5 Black conta com o WDR, função que pode tornar as imagens reproduzidas pela câmera mais atraentes e com cores mais intensas.

Em termos de áudio, as duas câmeras oferecem microfone estéreo embutido. Entretanto, a GoPro apresenta um recurso de redução do efeito do vento na captura do áudio, que pode resultar em gravações

... mais naturais mesmo com ruídos externos.

Estabilização

Recurso de estabilização usado pela Xiaomi pode não ser tão preciso quanto o aplicado pela GoPro (Foto: Divulgação/Yi)

A capacidade de eliminar tremidas durante a gravação de um vídeo é uma função crucial para câmeras de ação. Tanto a Hero5 Black como a Yi 4K oferecem esse tipo de recurso.

Entretanto, a Hero5 Black tem uma vantagem: o sistema de estabilização é ótico, que contrabalança a lente nos movimentos bruscos da sua mão, reduzindo as tremidas no vídeo. No nosso review, a técnica usada pela GoPro na Hero5 Black rendeu elogios.

Na câmera da Xiaomi, o efeito é obtido por meio da ação de software, que, embora funcional, será sempre menos preciso do que a estabilização ótica.

Recursos extras

Hero5 Black é à prova d'água (Foto: Luana Marfin/TechTudo)

A GoPro Hero5 Black é mais equipada em relação aos recursos extras. A Hero5 tem acesso à interface de controle por voz, GPS e é naturalmente protegida contra a infiltração de água em baixas profundidades (até 10 metros).

A Xiaomi não oferece recursos de controle via voz, limitando a interação com a câmera à interface gráfica disponível na tela touch de duas polegadas, também presente na Hero5. Sem GPS, a câmera chinesa também não permite o uso de geoposicionamento na hora de aplicar metadados às fotografias.

Em termos de proteção contra a água, a Yi 4K depende do uso de um case específico para esse fim. Ambas empatam no quesito conectividade: Bluetooth e Wi-Fi estão presentes nos dois modelos. No entanto, a Hero5 Black é mais conveniente por conta da saída HDMI, inexistente na Xiaomi.

Com relação a armazenamento, as duas câmeras dependem de cartões de memória microSD para guardar os arquivos.

Bateria

Extremamente compactas, nenhuma das duas conta com uma bateria enorme, mas a Xiaomi Yi 4K sai na frente com um componente de maior capacidade. A Yi 4K tem 1.400 mAh e deve operar por duas horas com uma carga completa.

A Hero5 Black tem 1.220 mAh e, nas contas da GoPro, resiste por 1 hora e 40 minutos entre recargas.

Suporte e garantia

A GoPro tem presença oficial no mercado brasileiro, o que significa que produtos da marca são vendidos com garantia e suporte técnico no mercado nacional. Em caso de problemas, o consumidor pode recorrer ao pós-venda da GoPro para ter acesso ao serviço de garantia, que se estende por 12 meses contra defeitos de fabricação.

Ausente do mercado brasileiro, a Xiaomi não comercializa seus produtos em caráter oficial por aqui. Isso significa que comprar uma câmera Yi 4K só é possível via importadores. Portanto, você corre o risco de arcar com prejuízo em caso de problema.

Preço e disponibilidade

Câmera da Xiaomi não é vendida oficialmente no Brasil (Foto: Divulgação/Xiaomi)

A câmera da GoPro é encontrada com facilidade no Brasil a um preço na casa dos R$ 1.950. Por outro lado, a Xiaomi, que não está presente oficialmente nas prateleiras do varejo nacional, tem preço bem mais baixo, na casa dos R$ 1.100.

Custo-benefício

Em termos práticos, as duas câmeras são muito semelhantes. No entanto, há alguns pontos que precisam ser observados para uma compra mais segura. A Hero5 Black conta com mais recursos, com destaque para o controle por voz e a resistência à infiltração de água.

Além disso, vendida oficialmente no mercado brasileiro, ela está coberta por garantia e assistência técnica especializada. Mais difundida, a GoPro também conta com um conjunto de acessórios maior do que a câmera da Xiaomi.

O ponto negativo da Hero5 acaba mesmo sendo o preço. Muito mais em conta, a Xiaomi oferece vídeo em 4K com boa qualidade de imagem e pode ser uma ótima escolha para quem quer gastar menos e prevê um uso mais casual da câmera, em que riscos de afundamentos e imagens tremidas demais não estejam na ordem do dia.

Qual é o melhor drone para comprar no Brasil? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.