Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

Um vantagem de centrais de mídia com Android TV é o suporte a pendrives. Desde que haja uma entrada USB no aparelho, é possível expandir a memória com ajuda de um disco externo. Além de aumentar o espaço para guardar mídia, o acessório serve para transferir arquivos offline do computador ou celular para a TV.

Para aproveitar a função, é preciso executar formatação prévia da memória flash para que ela se torne compatível com o sistema do Google. Veja no tutorial como configurar um pendrive para usar no Android TV.

Conecte o pendrive na porta USB do aparelho que roda Android TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Conecte o pendrive na porta USB do aparelho que roda Android TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Conecte o pendrive na porta USB do aparelho que roda Android TV (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 1. Conecte o pendrive na porta USB do seu dispositivo com Android TV. Além de TVs da Sony e Philips, ambas vendidas no Brasil, o media center chinês MiBox, da Xiaomi, também oferece entrada USB para pendrive;

Passo 2. Acesse as configurações do Android TV;

Encontrem o ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Encontrem o ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Encontrem o ícone de engrenagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Navegue até a opção “Armazenamento e redefinição”;

Acesse as opções de armazenamento do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções de armazenamento do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Acesse as opções de armazenamento do Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o pendrive no menu lateral;

Clique no pendrive para abrir mais opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique no pendrive para abrir mais opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Clique no pendrive para abrir mais opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Escolha a opção “Format as device storage” e confirme a escolha na próxima tela. Em seguida, o Android TV irá formatar o pendrive e apagar todo o seu conteúdo.

Formate o pendrive para uso no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Formate o pendrive para uso no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Formate o pendrive para uso no Android TV (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Solução de problemas

Em alguns casos, o Android TV pode não reconhecer o pendrive, ocultando o dispositivo da tela de formatação e impedindo o seu uso. Nesses casos, é preciso executar uma restauração das configurações de fábrica para resolver o problema. Para isso, selecione a opção “Redefinir configuração original” no menu de “Armazenamento e redefinição”.

Redefina o Android TV para as configurações originais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Redefina o Android TV para as configurações originais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Redefina o Android TV para as configurações originais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como ler arquivos do pendrive

O Android TV não conta com gerenciador de arquivos nativo, então só é possível acessar itens guardados no pendrive com ajuda de aplicativos. Para rodar vídeos, apps como o MX Player são capazes de reconhecer arquivos reproduzíveis automaticamente.

Use apps como o MX Player para ler vídeos armazenados no pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Use apps como o MX Player para ler vídeos armazenados no pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Use apps como o MX Player para ler vídeos armazenados no pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Smart TV ou Chromecast? Veja comparativo e descubra qual vale mais a pena

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.