Você sabia que, no Brasil, a cada 17 segundos, uma pessoa é vítima de uma tentativa de golpe que envolve roubo de identidade? É o que aponta um estudo divulgado pela Serasa Experian neste ano. Cada vez mais comum em todo o mundo, os chamados golpes digitais são discretos e, muitas vezes, fazem com que a vítima nem imagine que esteja acontecendo. Até que a surpresa aparece: nome sujo, dívidas anônimas feitas em seu nome e até crimes mais sérios surgem, como sonegações e abertura de empresas falsas com seu CPF. Por isso, listamos algumas dicas para você se proteger e fugir dos tipos de golpes mais comuns.
1 – E-mails falsos (ou pishing) Muito cuidado ao abrir e-mails, principalmente os de bancos ou de órgãos públicos. Geralmente, eles são falsos. Evite fornecer informações bancárias ou pessoais sem necessidade – muito dificilmente, um banco irá pedir para você passar informações sigilosas por e-mail, exatamente por não ser um ambiente totalmente seguro. 2 – Compras no final de ano É normal, nas festas de final de ano, o número de crimes digitais acontecerem em todo o país. Isso acontece porque o número de compras aumenta muito, com as grandes promoções das lojas online acontecendo o tempo inteiro. Mas, cuidado: nem sempre uma loja digital é 100% segura. Prefira realizar compras em lojas que você já conhece e confia, e desconfie de promoções milagrosas. 3 – Cuidado com os apps! Com o crescimento e evolução dos smartphones, era de se esperar que usuários mal-intencionados também iriam começar a atacar os gadgets. Por isso, cuidado ao instalar um aplicativo cheio de facilidade: geralmente, eles irão roubar seus dados pessoais. 4 – Proteja seu CPF Você já ouviu falar do SerasaAntifraude? Trata-se de uma ferramenta totalmente digital que ajuda você a proteger o seu bem mais sagrado: o seu nome. Com ele, você recebe alertas sempre que o seu CPF for consultado, empresas que forem abertas em seu nome, e alterações em seu CPF (como negativações).
O serviço acontece em tempo-real, ou seja, na hora que você for consultado, já recebe as informações de consulta. Além disso, a cada 15 dias, você também recebe um relatório por email com todas as informações do seu nome. No total, o SerasaAntifraude monitora todos os meses mais de 100 mil pessoas e já emitiu mais de 139 mil alertas. O melhor é que o serviço é bem acessível, sendo o equivalente a R$ 8,33 no plano anual. A cada 15 dias, também, você recebe um SMS com dicas de proteção. O serviço do Serasa ...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.