Teclados Bluetooth podem ser usados em conjunto com o celular Android para transformar o smartphone em uma espécie de PC. O sistema móvel do Google é compatível com quase todo periférico wireless, conectando e liberando o uso automaticamente sem precisar baixar nada (plug & play). Os aparelhos funcionam com teclados totalmente sem fios e com modelos que contam com receptor – nesse último caso, requerem adaptador USB.

Aprenda, no tutorial a seguir, como instalar e configurar teclados sem fios no smartphone. Os passos mostram o procedimento realizado em um Galaxy S8 usando teclados da Dell (KM632) e da Lenovo (4X30H56841). No entanto, o processo é o mesmo para outros modelos e marcas.

Passo a passo com teclado com receptor

Passo 1. Teclados Bluetooth com receptor USB (também chamado de dongle) costumam ser mais versáteis. No entanto, esse tipo de acessório exige que o usuário tenha um adaptador de micro-USB (ou USB-C) para USB-A fêmea. Os celulares Galaxy S7 e Galaxy S8, da Samsung, acompanham o acessório na caixa.

Conecte o receptor Bluetooth no celular Android usando adaptador USB (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo 2. Após a conexão, repare que o celular exibe uma notificação acusando a presença de teclado no aparelho. Toque para abrir mais opções. Em seguida, certifique-se de que a opção “Exibir o teclado na tela está desativada”. Assim, o celular deixará de mostrar o teclado virtual sempre que o periférico físico estiver conectado.

... "content-media__image-centered">

Celular Android reconhece o teclado automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Por último, garanta que os idiomas abaixo do nome do teclado físico estejam configurados para português brasileiro. Caso algumas das opções ainda não esteja ajustada, toque para abrir a lista de línguas e mude para "pt-br".

Configure o idioma português brasileiro no celular Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Comece a usar o teclado sem fio normalmente.

Use teclado físico no celular Android (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Passo a passo com teclado wireless

Teclados com antena wireless embutida não precisam de adaptador para funcionar. O método de pareamento é o mesmo de qualquer outro aparelho Bluetooth no Android. Ligue o teclado e conecte nas opções de Bluetooth do celular. Em seguida, toque no símbolo de engrenagem para abrir mais opções e verifique se o item “Entrada de texto” está ligado.

Conecte um teclado Bluetooth no Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como resolver falha no teclado virtual do celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.