Com o costume de usar contas diferentes, é possível deixar passar um e-mail importante que chegou em um dos seus endereços. Concentrar as mensagens em uma única caixa de entrada é uma forma rápida e fácil de não perder nenhum recado, convite ou notificação, por exemplo.

Veja dicas de como receber todos os seus e-mails na mesma caixa de entrada, usando a sua plataforma preferida. Saiba, também, a diferença entre as configurações POP e IMAP.

Caixa de entrada do Gmail (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

1 - Diferença entre POP e IMAP

Essas siglas definem como suas contas de e-mail estarão sincronizadas. É importante que você saiba o significado delas porque, durante as configurações dos e-mails, elas poderão ser mencionadas. Em geral, os sistemas vão reconhecer os números e preencher os campos automaticamente.

POP (Post Office Protocol ou POP3) é uma configuração recomendada para acessar os e-mails em apenas um computador, com um programa com função de cliente de e-mails. Por definição padrão, esse protocolo baixa os e-mails sem deixar uma cópia no servidor. Logo, se você trocar de computador, todas as mensagens que já foram baixadas na caixa de entrada serão perdidas - mas é possível configurar para que isso não aconteça.

Já o IMAP (Internet Message Access Protocol) é recomendado para quem abre seus e-mails em mais de um lugar: ele acessa o servidor e sincroniza as mensagens. Quando usado em softwares, o formato atualiza os status das mensagens tanto no servidor como no programa escolhido.

2- No Gmail

...

Com a vantagem de ser online e não precisar de instalação, o Gmail permite que você importe para a caixa de entrada escolhida mensagens de outras contas, sejam elas de outros provedores ou até mesmo outras contas do Google. Além disso, uma vez configurados, você poderá acessar seus e-mails também no celular, basta ter o app instalado.

Para adicionar contas, clique no símbolo de engrenagem no canto superior direito e, em seguida, em ''Configurações''. Selecione a aba “Contas e importação” e clique na opção “Importar mensagens e contatos”. Um pop-up será aberto com as instruções que você deve seguir para configurar aqui o recebimento de contas do trabalho ou de outros provedores, como Hotmail e Yahoo.

Importando contas no Gmail (Foto: Reprodução / Marília Varoni)

Observação: na hora de escrever um novo e-mail, você pode escolher se quer enviar a partir do seu Gmail ou a partir de algum outro endereço que você configurou. Para isso, basta selecionar o e-mail escolhido no campo “De”.

Selecionando remetente no Gmail (Foto: Reprodução / Marília Varoni)

3- No Yahoo

O Yahoo Mail, assim como o Gmail, também aceita receber mensagens de outras contas na sua caixa de entrada. Para incluir os endereços, clique no ícone de engrenagem no canto superior à direita, para abrir a caixa de configurações. Em seguida, selecione a opção “contas” e adicione seus endereços escolhidos preenchendo a caixa com o símbolo ''+''.

Cadastrando novo e-mail no Yahoo (Foto: Reprodução / Marília Varoni)

4 - Para usar no Windows: Outlook

O programa da Microsoft já vem instalado para você, basta configurar. Para começar, clique em ''Arquivo''. Depois, clique em ''Informações'' e, em seguida, ''Adicionar conta''. Para adicionar uma nova conta, basta repertir esses passos. Você ainda pode escolher mesclar todos os e-mails na caixa de entrada ou recebê-los em pastas separadas, mas com a segurança de administrar tudo de um só lugar.

Configurando e-mails no Outlook (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

5 - Para macOS: Mail

Se você usa um computador com macOs, seu gerenciador de e-mails pode ser o Mail. Para adicionar novas contas, basta clicar em ''Mail'' e em ''Adicionar Conta''. A partir desse ponto, ele vai pedir informações e detalhes sobre cada e-mail que quiser adicionar.

Adicionando novas contas no Mail (Foto: Reprodução/Marília Varoni)

Assim como no Outlook, você pode ver suas mensagens todas em conjunto ou então pedir para separá-las por pastas de acordo com as contas inseridas. A vantagem é que é possível organizar todos os e-mails por tags, além de integrar com suas contas do Dropbox e do Google Drive.

6 - No Linux: Thunderbird

O cliente de e-mail mais usado no sistema operacional Linux, o Thunderbird, conta com agenda, calendário e até sistema de bate-papo, com suporte para integrar não só e-mails, mas também chats do Facebook e do Google (Hangouts).

Por que meu Yahoo Mail vive travando? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.