Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

A Intel anunciou nesta quinta-feira (16) a primeira linha de modems compatíveis com as redes 5G: os XMM800 e XMM8060. Os modelos preparados para a próxima geração de conexão móvel podem superar 1 Gbps de velocidade. Para efeitos de comparação, as redes 4G das operadoras do Brasil podem atingir cerca de 100 Mbps.

A expectativa é de que eles cheguem ao mercado em 2020, quando a tecnologia deve começar a ser disponibilizada pelas operadoras. A empresa também anunciou um modem LTE, padrão de rede utilizado na conexão 4G, capaz de chegar a velocidade Gigabit.

Chip 5G da Intel deve vir embarcado em aparelhos a partir de 2020 (Foto: Divulgação/Intel)Chip 5G da Intel deve vir embarcado em aparelhos a partir de 2020 (Foto: Divulgação/Intel)

Chip 5G da Intel deve vir embarcado em aparelhos a partir de 2020 (Foto: Divulgação/Intel)

A rede 5G é apontada como essencial para a popularização de algumas tecnologias, como a Internet das Coisas e os veículos autônomos. Além da transferência de dados mais rápida, ela também possui uma latência menor do que as redes de quarta geração. O tempo de resposta menor é importante para aplicações em tempo real, como o controle de um carro, por exemplo.

Modems 5G: XMM800 e XMM8060

A Intel revelou detalhes sobre os dois primeiros chips compatíveis com as redes de quinta geração. O modem XMM800 trabalha em bandas abaixo de 6 GHz e pode ser utilizado em diversos dispositivos, de computadores a celulres, além de vir embarcado até mesmo em automóveis. Já o chip XMM8060 é um dos primeiros modems do mundo que pode operar de forma simultânea tanto em redes 5G, como em conexões 4G, 3G e 2G.

Novidades no 4G

A empresa também mostrou uma novidade voltada para as redes 4G. O XMM7660, anunciado durante a MWC 2017, é um modem LTE Cat 19 que traz um sistema avançado de múltiplas conexões (MIMO). Em testes, ele conseguiu atingir 1,6 Gbps de velocidade. A ideia é disponibilizar este modelo em 2019, época em que deve começar a transição para as redes 5G.

A disputa para quem vai dominar o mercado de suprimentos visando o 5G já começou. Em outubro, a Qualcomm anunciou os primeiros testes das redes 5G em smartphones compatíveis.

Todo celular com 4G gasta mais internet? Descubra no Fórum do TechTudo.

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.