Direcionadas ao mercado de entrada, as Geforce GTX 750 Ti e GTX 950 são placas de vídeo da Nvidia que já têm alguns anos de mercado, mas ainda são encontradas à venda. No caso da 750 Ti, os três anos de vida reduziram um pouco o preço a ponto de torná-la alternativa interessante para quem precisa de placa de vídeo barata, sacrificando performance bruta. A GTX 950, mais rápida, pode servir para quem quer rodar games em Full HD, tendo uma placa com fôlego para acompanhar os lançamentos da indústria de jogos ainda por algum tempo. Abaixo, você compara melhor as diferenças entre as placas para saber o que é melhor para você.
Colocamos lado a lado especificações, desempenho para jogos, consumo, preço e custo-benefício dos dois modelos. Afinal, vale a pena investir em alguma das placas? Confira no comparativo das Geforces GTX 750 Ti e GTX 950. Vale a pena comprar uma GTX 950? Veja os prós e contras da placa de vídeo
Geforce 950 tem especificações técnicas muito superiores (Foto: Divulgação/Asus)
Especificações A GTX 950 tem vantagem em termos de ficha técnica. Mais recente, a placa conta com processador mais rápido, operando entre 1.024 e 1.188 MHz, contra a faixa um pouco mais baixa da 750 Ti, que fica em 1.020 e 1.085 MHz. A diferença de velocidade não é tão grande, mas a contagem de núcleos do processador gráfico (GPU) dá clara vantagem à 950: são 768 núcleos CUDA contra 640 na GTX 750 Ti. Os núcleos Cuda de uma placa de vídeo da Nvidia são equivalentes aos núcleos de um processador de PC ou celular. Contados às vezes na casa dos milhares, esses são os componentes responsáveis por processar o grande volume de dados associado a tarefas intensas do ponto de vista gráfico. Quanto mais, portanto, melhor. Em termos de memória RAM, a 950 também sai na frente. Ambas usam 2 GB de GDDR5 ligados ao processador por meio de interface de 128 bits. Entretanto, na GTX 950 a memória roda a 6,6 Gbps (gigabits por segundo) contra 5,4 Gbps de velocidade de RAM na 750 Ti. Por fim, outro aspecto técnico que coloca a 950 em vantagem diz respeito à largura da banda pela qual os dados são trocados entre GPU e memória. Na Geforce GTX 950, essa via suporta um máximo de 105,6 GB/s, enquanto que na 750 Ti a velocidade fica em 86 GB/s.
Desempenho
GeForce GTX 750 Ti tem performance inferior (Foto: Divulgação/Gigabyte) Como você pode perceber, todos os referenciais técnicos mais importantes são melhores na GTX 950. Diante disso, é natural que a placa seja mais rápida que a 750 Ti. Sites...


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.