O Fire TV Stick chegou ao Brasil em novembro como uma alternativa interessante ao Chromecast 2. Os dongles, capazes de "tranfosrmar em smart" uma TV comum, competem na mesma categoria, mas têm diferenças claras: o Fire TV Stick tem controle remoto, espaço para armazenar apps e jogos e, ao contrário do Chromecast, funciona com o serviço Amazon Prime Video. A seguir, vamos discutir os detalhes de cada aparelho para que você descubra qual deles é o mais indicado para você.

Design

Fire TV Stick Basic Edition (Foto: Divulgação)

Em termos de design, os dois dispositivos têm aspecto diferente. Com formato de “pen drive”, o Fire TV Stick Basic Edition lembra o design do primeiro Chromecast. Com uma porta HDMI, o aparelho se conecta por essa interface ao televisor. O Chromecast 2 tem um formato diferente: a porta HDMI fica na extremidade de um cabo, conectado ao corpo do dispositivo, que tem forma redonda.

Ambos precisam de alimentação de energia para funcionar. Assim como o Chromecast 2, o Fire TV Stick vem com um cabo USB, que pode ser plugado diretamente na entrada da TV ou na tomada com a pequena fonte que acompanha ambos aparelhos. Outro diferencial do Fire TV Stick é a oferta de controle remoto sem fio, vendido junto com o aparelho.

Especificações

... kZJRgABAQAAAQABAAD/2wBDAAMCAgMCAgMDAwMEAwMEBQgFBQQEBQoHBwYIDAoMDAsKCwsNDhIQDQ4RDgsLEBYQERMUFRUVDA8XGBYUGBIUFRT/2wBDAQMEBAUEBQkFBQkUDQsNFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBQUFBT/wgARCAATABkDASIAAhEBAxEB/8QAGQAAAwEBAQAAAAAAAAAAAAAAAAYHBQME/8QAFwEBAQEBAAAAAAAAAAAAAAAAAgQDBf/aAAwDAQACEAMQAAABoywmpWLpndNoMN8czQ6EPvywL//EAB0QAAEFAAMBAAAAAAAAAAAAAAIAAQMEBRESFRb/2gAIAQEAAQUC2hGeeanWejFzI3dT7fmm+k0VHEuhnw/RUltiwqm/awcQCPq21//EABsRAAIBBQAAAAAAAAAAAAAAAAABEQIDEjEy/9oACAEDAQE/AZeQraiRdlba0f/EABgRAQEBAQEAAAAAAAAAAAAAAAEAAhEy/9oACAECAQE/ATIY5aXs+bIN/8QAJxAAAQQBAQYHAAAAAAAAAAAAAgABAxESIQQTIjEzUTRCcYGRovD/2gAIAQEABj8CjB23lD5S7qSQQx04HzvVGcY2wPg75aWumHyywbEnk051S2rY4jmuQnN5Ze/sgFgY5G57ua/3ovC/VALNoycX1auyzYaNrol1yX//xAAhEAEAAgIBAwUAAAAAAAAAAAABESEAUXExQWEQgdHw8f/aAAgBAQABPyFZjNab/GI1irYZXQ+HJxGUsi7NZLMoYZUTcfOsHzSQERFHRPeN49kJaz3SSDj7D8YgQIpzvnHMjshFWNayEiQDqe/oP//aAAwDAQACAAMAAAAQnlDB/8QAGREAAgMBAAAAAAAAAAAAAAAAAREAECEx/9oACAEDAQE/ECzsIBu0ENKf/8QAGBEBAQADAAAAAAAAAAAAAAAAAQAQITH/2gAIAQIBAT8QFLsBgLiI2X//xAAgEAEBAAMAAgEFAAAAAAAAAAABEQAhMUFhcYHB0fDx/9oACAEBAAE/EASJd6iLoTxgOtmbMYAsQAFko3nrIW1IighohZedPGfvP2x5w5T6FUYqnVOOGSO0sgUA0qW2eMvCtocCA9BYg1Jc9/OXpuDZ7O/LrlVUbICbHkvJ1xS7QMY4g3n9c/Gf/9k=">

Chromecast 2 e conteúdo da caixa, que inclui adaptador de tomada e cabo USB (Foto: Camila Peres/TechTudo)

A principal especificação técnica dos dois dongles é a resolução de saída de vídeo. Ambos operam com o Full HD (1920 x 1080 pixels), deixando portanto o 4K com HDR para outras versões.

Mas o Full HD é entregue de formas diferentes: o Amazon Fire TV Stick Basic tem 1 GB de memória RAM e 8 GB de espaço para armazenar dados e aplicativos. O Chromecast 2, por outro lado, tem apenas 512 MB de RAM.

Aí entra um diferencial básico de vocação dos dois aparelhos: o Fire TV Stick tem um perfil um pouco mais direcionado a se posicionar como central de mídia, devido ao espaço para rodar jogos e armazenar conteúdo. O Chromecast 2, por outro lado, tem como foco reproduzir na TV aquilo que você traz instalado no celular.

Compatibilidade

O Fire TV Stick é um aparelho independente e funciona sem necessidade de um smartphone associado. Já o Chromecast 2 precisa ser controlado por um dispositivo externo: o dongle do Google funciona com celulares Android e iPhone (iOS) e computadores com macOS, ChromeOS e Windows 10.

Funcionalidades e conteúdo

Amazon Fire TV Stick Basic Edition funciona com todas as plataformas; mas o Amazon Prime não funciona com o Chromecast (Foto: Divulgação/Amazon)

Há um detalhe importante que posiciona um diferencial entre os dois aparelhos: o Fire TV Stick pode rodar o serviço Amazon Prime. O Chromecast, por outro lado, não é compatível com a plataforma de streaming da Amazon.

Fora o Amazon Prime, o catálogo de apps compatíveis é semelhante. Ambos são capazes de rodar Netflix, Spotify e YouTube, por exemplo.

Como vimos anteriormente, o Fire TV Stick tem espaço para dados para que você possa instalar aplicativos e jogos, além de guardar conteúdo, dentro do aparelho. O Chromecast, por outro lado, não dispõe de recursos do gênero.

Suporte e garantia

Em termos de garantia, os dois dispositivos contam com o prazo legal de 12 meses contra defeitos de fabricação, uma vez que são comercializados oficialmente por Amazon e Google no Brasil.

Preço e disponibilidade

Chromecast 2 plugado diretamente na TV (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo )

A Amazon vende o Fire TV Stick Basic Edition por R$ 289 no Brasil. Já o Chromecast 2 pode ser encontrado a preços na casa dos R$ 245 em lojas de varejo.

Custo-benefício

Uma das questões principais em torno de uma escolha entre Fire Stick TV Basic Edition e Chromecast 2 passa, antes de tudo, pelas plataformas de streaming a que você tem acesso: se você é assinante do Amazon Prime, precisa ir de Fire TV Stick.

Se o Prime não faz parte dos serviços que você utiliza, aí a sua decisão precisa contemplar outros aspectos, como o suporte a games aprimorado no Fire TV Stick ou preço.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.