Não está com tempo de ler? Ouça este conteúdo.
email facebook googleplus pinterest twitter whatsapp

O usuário que tem um PC ou notebook da Dell já deve ter percebido que muitos dos modelos mais recentes, inclusive da linha Inspiron, apresentam apenas um conector de 3,5 mm (P2). Ele é utilizado tanto plugar o fone de ouvido, quando caixas externas ou até microfone. A seleção do dispositivo precisa ser configurada quando há a conexão mas isso pode causar engano e não direcionar o som corretamente. Caso o fone de ouvido não funcione, saiba que é possível ativar de forma rápida, sem precisar instalar nada extra. Saiba resolver os problemas para ouvir suas músicas no dia a dia no passo a passo deste tutorial no Windows 10.

Saiba configurar o fone de ouvido no computador ou notebook Dell (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Saiba configurar o fone de ouvido no computador ou notebook Dell (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Saiba configurar o fone de ouvido no computador ou notebook Dell (Foto: Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Configurar entrada para fone de ouvido

Passo 1. Assim que o usuário plugar o fone de ouvido no conector do computador, será exibida uma tela de configurações. É necessário selecionar a opção "Fone de ouvido";

Selecione o item de fone de ouvido ao plugar no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o item de fone de ouvido ao plugar no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione o item de fone de ouvido ao plugar no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Se preferir, escolha o tipo do fone de ouvido ou headset (pequenos, médios ou grandes). O sistema vai otimizar o som para uma melhor transmissão do áudio. Confirme em "Ok" para direcionar o som para os fones de ouvido.

Selecione o tipo de fone de ouvido e confirme em ok para ativar o som (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Selecione o tipo de fone de ouvido e confirme em ok para ativar o som (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Selecione o tipo de fone de ouvido e confirme em ok para ativar o som (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Ativar som pelas configurações

Passo 1. Caso o fone não esteja funcionando mesmo assim, clique no botão de "Windows" e busque por "Painel de Controle". Em seguida selecione o item de "Som";

Acesse as configurações de som no painel de controle do Windows (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse as configurações de som no painel de controle do Windows (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Acesse as configurações de som no painel de controle do Windows (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Caso não esteja sendo exibido nenhum dispositivo mesmo com o seu fone plugado no computador, acesse a aba de "Reprodução", clique com o botão direito e selecione "Mostrar dispositivos Desabilitados" em conjunto com "Mostrar dispositivos desconectados";

Mostre os dispositivos ativados e desativados no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mostre os dispositivos ativados e desativados no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Mostre os dispositivos ativados e desativados no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Caso esteja desativado, o recurso de som do fone de ouvido aparecerá em cinza. Clique nele com o botão direito do mouse e selecione "Habilitar". Note que será adicionado um botão de "check" em verde e o áudio deve voltar a funcionar. Confirme em "Ok".

Habilite o fone de ouvido manualmente no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Habilite o fone de ouvido manualmente no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Habilite o fone de ouvido manualmente no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Tentar resolver problemas de uso ou driver

Passo 1. Caso o som ainda não esteja saindo no fone, verifique se as barrinhas verdes se acendem ao lado do ícone ao tocar algum som no computador. Se sim, quer dizer que o áudio está sendo transmitido. Para tentar resolver, toque em "Propriedades" e depois selecione "Níveis". Perceba que se o ícone de alto-falante estiver com um sinal de "interrompido" significa que ele está mudo. Clique para ativar e aumente o volume na barra de nível;

Verifique se o som do fone de ouvido está no mudo no notebook Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Verifique se o som do fone de ouvido está no mudo no notebook Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Verifique se o som do fone de ouvido está no mudo no notebook Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Outra forma de garantir que seu fone funcione bem ao ser conectado é verificar o driver de som. É ele que permite que o áudio seja executado bem no dispositivo. Para isso, nas mesmas "propriedades" do som, selecione na aba de "Geral" o segundo botão de "Propriedades". Depois na aba de "Driver" clique em "Atualizar Driver" caso esteja disponível;

Atualize o driver de som do computador Dell caso esteja disponível (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Atualize o driver de som do computador Dell caso esteja disponível (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Atualize o driver de som do computador Dell caso esteja disponível (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Por último, o Windows oferece um verificador de erros de som, que pode ser bem prático. Para isso, encontre o atalho de áudio na barra de tarefas do Windows, com ícone de alto-falante à direita da tela, e clique nele com o botão direito do mouse. Depois selecione "Solucionar problemas de som". Aguarde a verificação e caso algum erro seja encontrado siga os passos do assistente para ajustar.

Detecte problemas com o recurso embutido do Windows no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Detecte problemas com o recurso embutido do Windows no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Detecte problemas com o recurso embutido do Windows no computador Dell (Foto: Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Sobre Gerência Imóveis

Única plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.